Alvaro Dias condena ataques do PT a governos anteriores
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o programa do Partido dos Trabalhadores veiculado na televisão, classificando-o como de "um cinismo irrefutável, em que a mentira foi a arma para agredir os adversários". Segundo o senador, o programa reservou mais espaço para agredir governos passados do que para apresentar realizações da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o parlamentar, o ataque desferido pelo PT em seu programa político se deu de forma "estapafúrdia e mentirosa". Alvaro Dias citou como exemplo de agressão sem fundamento com a verdade a afirmação de que o governo Fernando Henrique Cardoso não gostava de nordestinos. O senador observou que nenhuma ação do governo anterior justificaria tal declaração.
- Há algum tempo o presidente Lula disse ser admirador de determinadas características de Hitler. Certamente o modelo copiado foi exatamente o da mentira: uma mentira repetida inúmeras vezes se transforma em verdade. Esse e o modelo alemão hitleriano que se importou para o Brasil no atual governo - afirmou Alvaro Dias.
Outra afirmação que teria sido feita no programa do PT, de que o governo FHC teria agido de forma servil diante dos países estrangeiros, também foi rechaçada por Alvaro Dias, que pediu exemplos dessa suposta subserviência. Por outro lado, o senador disse que o governo petista sim é que não se comporta de forma altiva diante de alguns países. Ele ilustrou seu comentário lembrando que o governo petista teria assistido passivamente à ocupação das instalações da Petrobras pelo exército da Bolívia.
Alvaro Dias também criticou o fato de o governo petista ter-se apropriado de teses e programas da gestão anterior contra os quais o partido teria trabalhado. Ele citou o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o câmbio flutuante e o Proer, que teriam recebido a oposição do PT quando de sua implantação, no governo Fernando Henrique.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que, há sete anos ocupando o governo federal, o PT nada apresentou de concreto. Ele opinou que o atual governo sim é que se portou de maneira subserviente diante de países como a Venezuela, Bolívia e Equador. O senador citou o episódio dos boxeadores cubanos que teriam sido deportados à força para Cuba, em avião venezuelano.
Já o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse que toda a base de sucesso do governo Lula foi calcada nos programas criados na gestão Fernando Henrique Cardoso. Por sua vez, o senador Mão Santa (PMDB-PI) elencou várias iniciativas do governo FHC que teriam sido fundamentais para melhorar o Brasil: Plano Real, aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal e o programa Comunidade Solidária.
14/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias denuncia "farsa da execução orçamentária" dos governos
Aloysio Nunes diz que PT tem de reconhecer avanços de governos anteriores
Déficits do Governo Olívio são os mesmos dos governos anteriores
César Borges comemora resultados de política de investimentos de governos anteriores da Bahia
Alvaro Dias vê semelhanças entre governos Collor e Lula, por causa de corrupção e queda econômica
Alvaro Dias condena excesso de MPs