Atletismo brasileiro conquista quatro medalhas na Gymnasiade
O atletismo brasileiro conquistou quatro medalhas no terceiro dia da Gymnasiade 2013 – os Jogos Mundiais Escolares. A primeira medalha do dia veio com a atleta Alexandra Maria da Silva, de Minas Gerais, que terminou com a segunda colocação na prova do lançamento de dardo. Nos 2.000m com obstáculos feminino, a brasileira Janaína de Paulo terminou com a primeira colocação. As outras duas medalhas vieram na prova de lançamento de disco: Cleverson Oliveira terminou com a prata enquanto Davi Ferreira Junior ficou com o bronze.
“Estava em quarto lugar até o terceiro lançamento e nos dois últimos consegui a medalha e também bater o meu recorde. Até então eu havia alcançado a marca de 50m e hoje consegui lançar 51m. Estava me preparando muito para essa competição. As atletas eram muito fortes e estou muito feliz com a medalha de prata”, disse Alexandra. “Receber essa medalha é um sonho realizado”, completou a atleta que, em 2010 foi campeã sul-americana e, neste ano, terminou com a terceira colocação no Mundial Escolar disputado na República Tcheca.
A segunda medalha do dia veio com a jovem Janaína de Paulo. Aos 15 anos, a atleta terminou com a medalha de ouro nos 2.000m com obstáculos. Ela alcançou a surpreendente marca de 7m14s 49, dois segundos a frente da segunda colocada. “Foi uma prova muito difícil. Eu vim para buscar o pódio, mas esperava alcançar no máximo a terceira colocação. O nível das adversárias estava muito alto e essa conquista foi resultado de muito esforço”, destacou Janaína, que fez sua estreia em competições internacionais na prova da Gymnasiade.
“Já havia participado de campeonatos nacionais, mas essa foi a minha primeira disputa internacional. Estou sem palavras para dizer o que esse título representa para mim e para o meu técnico!”, completou a atleta paulista. Mete Zeynep, da Turquia, ficou com a prata, e a finlandesa Sofia Muinonen, com o bronze.
Para encerrar as conquistas do terceiro dia de competições do atletismo, um pódio com dois atletas brasileiros: Cleverson Oliveira e Davi Ferreira Junior, do lançamento de disco, terminaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente. Para alcançar a medalha de prata, Cleverson alcançou a marca de 56m01, enquanto Davi terminou com 53m11. A medalha de ouro ficou com Zotos Kyriakos, da Grécia.
As disputas do atletismo continuam nesta terça-feira (3), no Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Físico do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (Cecaf). Também acontecem amanhã as decisões do judô, xadrez, natação e ginástica rítmica e artística.
Fonte:
Ministério do Esporte
03/12/2013 11:12
Artigos Relacionados
No GP de Dubai, atletismo paraolímpico conquista 18 medalhas
Atletismo brasileiro conquista 11 pódios no sábado (15)
Brasil conquista quatro medalhas no vôlei de praia
Fabiana Murer conquista primeiro ouro brasileiro em mundiais de atletismo
Campeões do atletismo e judô são premiados na Gymnasiade
Brasileiros ganham seis medalhas no Campeonato Mundial de Atletismo Escolar