Atletismo brasileiro encerra participação em Santiago com 41 pódios



O Estádio Nacional do Chile, na cidade de Santiago, recebeu neste domingo (16) as últimas provas de atletismo dos Jogos Sul-Americanos 2014. Cerca de 25 mil pessoas viram os brasileiros fecharem a participação nos Jogos dominando o quadro de medalhas na modalidade, ao voltar para casa com 41 pódios, sendo 14 ouros, 13 pratas e 14 bronzes durante os quatro dias de competições. O segundo lugar geral ficou com a Colômbia, seguida da Venezuela. 

A prova dos 800m foi a primeira do dia e o Brasil contou com dois atletas no pódio. Kleberson Krasucki conquistou a medalha de ouro ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 1min45s30. Lutimar Paes ficou com o bronze, atrás do colombiano Rafith Rodriguez.

Kleberson avalia que fez uma boa prova, mas gostaria de ter registrado um tempo intermediário abaixo dos 50s. “Gostei do meu resultado, principalmente porque é a segunda prova que faço neste ano. Corri na semana passada em São Paulo, onde fiz o tempo de 46s. Estou começando agora os treinos específicos para os 800m, pois não estou fazendo nada muito forte para me preparar para muitas competições neste ano”, disse o atleta. 

Na temporada passada, Keberson ficou afastado do atletismo recuperando-se de uma lesão. Neste ano, o atleta espera competir com regularidade para manter a forma. “Gosto de sentir o nervosismo de entrar e representar o Brasil em grandes provas como as de Sul-Americanos”, revelou o atleta, que em seguida elogiou a quantidade de pessoas no estádio prestigiando o atletismo.

Outro pódio brasileiro foi conquistado por Christiane Santos, na prova feminina dos 800m. A atleta ficou com a medalha de bronze, chegando atrás da Deborah Guelmo, do Uruguai, medalhista de ouro, e da argentina Mariana Borelli, que ficou com a prata.

A prova mais emocionante do dia foi a dos 5000m masculino. O brasileiro Joilson da Silva disputou com o chileno Víctor Pincheira até os últimos metros. Movido pelos gritos e aplausos do público, o atleta da casa passou o brasileiro nos últimos metros e arrancou a medalha de ouro.

Mesmo no período de preparação, Joilson considera o pódio válido para o começo de temporada. “Pela preparação que eu estou fazendo não foi um bom tempo. Percebi que pelo ritmo eu estava correndo por medalha. Eu poupei toda a energia para tentar conseguir uma boa colocação no final e levar uma medalha para o Brasil”, explicou o atleta.

Também no período de preparação para as principais competições do ano, Ronald Julião, do lançamento de peso, conseguiu marcar 59m12 e garantiu a medalha de prata. A prova foi vencida pelo colombiano Maurício Giron, com 59m95. O bronze foi para o argentino Lujan Germán.

“Eu queria o ouro. Eu perdi por centímetros. Foi bom, pois estou no período de competição ainda. O meu objetivo é bem mais para frente. Valeu muito começar o ano com medalha”, disse o atleta, ao lembrar que a preparação é focada para competir no Ibero-Americano, em que pretende representar muito bem o Brasil, além das competições internacionais.

O Brasil ainda conquistou dois ouros na prova de revezamento 4x400m, no masculino e no feminino.

Fonte:
Ministério do Esporte



17/03/2014 10:47


Artigos Relacionados


Atletismo brasileiro conquista 11 pódios no sábado (15)

Atletismo brasileiro conquista quatro medalhas na Gymnasiade

Parceria vai melhorar estrutura de treinamento para o atletismo brasileiro

Fabiana Murer conquista primeiro ouro brasileiro em mundiais de atletismo

Fabiana Murer agora é uma das lendas do atletismo brasileiro, elogia Suplicy

Wilson Santiago defende participação popular na elaboração do Orçamento