Atores vão entregar a presidente da CE documento sobre situação do teatro



Os atores Marco Nanini, Paulo Autran, Bibi Ferreira e Fernanda Montenegro deverão entregar ao presidente da Comissão de Educação (CE), senador Osmar Dias (PDT-PR),  até meados de outubro, documento com um diagnóstico da situação do teatro no Brasil. A CE, então, irá promover audiências públicas sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor, que vem registrando alto índice de desemprego. Isso ficou acertado na última segunda-feira (27) em reunião realizada no Rio de Janeiro entre o secretário da comissão, Júlio Ricardo Linhares, atores e produtores teatrais.  

Por determinação de Osmar Dias, o secretário da comissão expôs ao grupo de atores e produtores as possibilidades que a Comissão de Educação oferece, como a realização de audiências públicas, o convite a ministros e a formulação de proposições legislativas. O secretário falou também sobre o trabalho desenvolvido pela CE em favor do cinema nacional.

 Já os atores e produtores fizeram uma radiografia do teatro no Brasil.

- O setor passa por uma crise que eu não conhecia. A continuar como está, o teatro terá sua atividade reduzida em 80% no ano que vem - previu o secretário.

O secretário da CE afirmou também que atores e produtores queixaram-se de que o governo não leva em consideração suas colocações. As conversas com o governo já vêm ocorrendo há um ano e meio, segundo relatou.

- O teatro está parado, perdendo público e receita, e demitindo - concluiu o secretário, depois da conversa com os atores.

Participaram da reunião com o secretário da CE os atores e produtores teatrais Maria Padilha, Marco Nanini, Giulia Gam, Louise Cardoso, Pedro Cardoso, os produtores teatrais Eduardo Barata, Carla Nascimento, Fernanda Signorini, Nissia Garcia, Carmen Mello, Bianca de Felippes, Ecila Mutzenbecher, Wilson Nogueira Rodriguez e Norma Thiré, a produtora cultural Andréa Alves, o diretor e produtor teatral Demetrio Nicolau, o ator e diretor teatral Antonio Pedro, o autor e diretor teatral Flavio Marinho, a produtora cultural e cineasta Monique Gardenberg e o produtor teatral e representante da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp), Paulo Pélico. 



29/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Atores e produtores divergem sobre lei de incentivo ao teatro

Entrega de documento de atores para CE ainda está sendo acertada

Atores e produtores defendem lei própria para o teatro

Anistiados vão entregar reivindicações ao presidente do Congresso

Presidente da Petrobras fala ao Senado sobre situação da empresa

Presidente da Funai fala sobre situação dos índios no Roda Viva