Atraso em Tucuruí é criticado por Ademir



O atraso na construção das eclusas da hidrelétrica de Tucuruí gerou protestos em Plenário, nesta quinta-feira (21), do senador Ademir Andrade (PSB-PA) contra o governo federal. Dos R$ 500 milhões necessários à conclusão da obra, apenas R$ 120 milhões foram liberados de 1999 para cá, graças, segundo o senador, a emendas ao Orçamento da União apresentadas pela bancada do Pará no Congresso.

Também foram motivo de indignação de Ademir as recentes declarações feitas pelo deputado federal Haroldo Bezerra (PSDB-PA) em palestra na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). Apesar de admitir que as obras das eclusas estão praticamente paradas e de apontar a responsabilidade do governo federal pelo atraso na liberação de recursos, Bezerra teria advertido, segundo publicou o jornal O Liberal , para o risco de a construção ser interrompida caso seja eleito um adversário do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Classificando as declarações de Haroldo Bezerra como uma "piada", Ademir afirmou que o deputado deveria ser mais "digno e ético ao reconhecer a falta de visão de desenvolvimento do atual governo". Conforme recordou o senador, Fernando Henrique, quando candidato à reeleição em 1998, teria assumido o compromisso público de concluir as eclusas junto com as obras da segunda fase da hidrelétrica de Tucuruí.

Ainda segundo Ademir Andrade, as eclusas deveriam ter sido construídas em 1976, quando foram iniciadas as obras da primeira fase da hidrelétrica, concluída em 1985. "Naquela época, o custo das eclusas correspondia a 3% do total da obra", informou, observando que, hoje, esse montante já quadruplicou. Ademir informou ainda que as eclusas vão viabilizar a construção da hidrovia Araguaia-Tocantins, "fonte de desenvolvimento para cinco estados brasileiros".



21/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ATRASO PODE INVIABILIZAR CONSTRUÇÃO DAS ECLUSAS DE TUCURUÍ

Ademir Andrade denuncia surto de dengue em Tucuruí

Ademir Andrade pede conclusão de obras em Tucuruí

Ademir quer mais recursos para eclusas de Tucuruí

Ademir Andrade reivindica mais recursos para Tucuruí

ADEMIR CRITICA DECISÕES DO GOVERNO SOBRE HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ