Atualização da tabela do Imposto de Renda é defendida por Paim
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) poderá analisar, após as eleições municipais, projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que atualiza em 47,11% os valores relativos ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) expressos em reais na lei nº 9.250, de 1995. A decisão da CAE sobre o projeto será terminativa.
Pela proposta (PLS 152/04), conforme informou o senador, as tabelas mensal e anual do IRPF e também as deduções e o desconto simplificado, que já foram objeto do reajuste parcial de 17,5% em 2002, estariam sendo reajustados, de fato, em 25,2%.
- Com essa atualização, faremos justiça à grande massa de assalariados e trabalhadores que percebem os menores rendimentos, sem afetar o superávit primário que o governo se empenha em alcançar no novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) – observou Paim. O senador considera ainda que cabe ao Senado liderar um movimento pelo reajuste da tabela do Imposto de Renda que, conforme lembrou, foi um dos compromissos assumidos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.08/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim defende atualização da tabela do Imposto de Renda
ATUALIZAÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA MARCOU TRABALHO DAS COMISSÕES
Antero sugere modo permanente de atualização da tabela do Imposto de Renda
Paim encampa emenda destinada a ajustar a tabela do Imposto de Renda
Aprovada a MP que reajustou a tabela do Imposto de Renda
Aprovada MP que corrige a tabela do Imposto de Renda