Atualização de profissionais de audiovisual poderá ter recursos de Pronac



Os projetos de atualização e aprimoramento de profissionais da área audiovisual - como operadores de câmara e de áudio - poderão ser beneficiados por recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A possibilidade está prevista no Projeto de Lei do Senado 332/06, de autoria do então senador Roberto Saturnino, aprovado nesta terça-feira (30), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O projeto modifica a Lei Rouanet (8313/91), para incluir os projetos de atualização profissional entre os que podem ser beneficiados pelo Pronac. Em seu voto favorável, a relatora, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), observou que o recente crescimento do cinema nacional não tem sido acompanhado de um esforço de formação dos técnicos que trabalham no setor.

- Por se tratar de uma área que não para de incorporar inovações tecnológicas, a velocidade das transformações do cinema supõe que os profissionais em exercício não possam ficar à margem das novidades que fazem parte do cotidiano das indústrias cinematográficas mais avançadas - afirmou Marisa.

A comissão aprovou também parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado 31/09, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que preserva de cortes ações sociais nas áreas de educação, saúde e assistência, mesmo quando prefeituras e governos estaduais responsáveis por essas ações estejam em inadimplência com o governo federal. O relator do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), e o presidente da CE, senador Flávio Arns (PT-PR) elogiaram o projeto e afirmaram que a população pobre não poderia ser prejudicada. O projeto será analisado ainda pela Comissão de Assuntos Econômicos.

Receberam ainda pareceres favoráveis uma emenda da Câmara ao Projeto de Lei do Senado 218/06, que trata do fornecimento de informações escolares a responsáveis de alunos, e o Projeto de Lei da Câmara 13/09, destinado a fixar critérios para a instituição de datas normativas. Segundo este projeto, que teve como relator Cristovam Buarque, só poderão ser instituídas datas nacionais de "alta significação", a ser demonstrada por meio de consultas e audiências públicas com a presença de representantes da sociedade.

Cidadania

Em decisão terminativa, foi aprovado o Projeto de Lei do Senado 20/09, do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que institui o Dia Nacional da Cidadania. Ao defender a sua proposta, o senador prestou solidariedade aos servidores do Senado, que, a seu ver, têm sido "sacrificados diante da opinião pública", após a divulgação de irregularidades na administração da Casa.Foi também aprovado, em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado 422/08, de autoria do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que institui o Dia Nacional do Suinocultor. O relator foi o senador Gilberto Goellner (DEM-MT).

Igualmente em decisão terminativa foram aprovados os Projetos de Lei do Senado 447/08, 448/08 e 417/08, todos de autoria de Flávio Arns, que autorizam o Poder Executivo a criar escolas técnicas federais em Nova Tebas (PR), Rio Negro (PR) e Loanda (PR). Os dois primeiros tiveram como relator o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), enquanto o último teve como relator o senador Gilvam Borges (PMDB-AP).

A comissão aprovou ainda, em turno suplementar, os projetos de lei destinados a criar centros federais de educação tecnológica em Catolé do Rocha (PB), Valença do Piauí (PI) e Sinop (MT), além de escolas técnicas federais em Ibaiti (PR) e Campina da Lagoa (PR).



30/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conheça os projetos de formação de profissionais do audiovisual

Mudança na Lei Rouanet pode beneficiar profissionais da área de audiovisual

Abertas inscrições para programa de crédito a profissionais da indústria audiovisual

Produção audiovisual brasileira poderá ter incentivo das TVs

CAE APROVA AUMENTO DO REPASSE DA ARRECADAÇÃO DAS LOTERIAS PARA O PRONAC

Faculdade poderá contratar docentes sem pós-graduação e profissionais com notório saber