Presidente do Senado está certo de que votação do Orçamento vai acelerar trabalhos legislativos



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, chegou na manhã desta quarta-feira (27) ao Congresso, afirmando estar confiante de que ainda nesta semana o Legislativo votará o Orçamento da União para 2008, dando a partida para a aceleração dos trabalhos legislativos. Sua previsão é de que, na próxima semana, iniciam-se a votação dos vetos presidenciais e a discussão da reforma tributária.

VEJA MAIS

Mal chegou à Casa, Garibaldi Alves foi indagado por jornalistas sobre o prazo, fixado para as 14h desta quarta-feira, para que governo e oposição cheguem a um entendimento sobre quem vai presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos. Perguntaram-lhe se o duelo acontece hoje.

- Acontece, mas eu costumo dizer que, às vezes, esses duelos terminam da seguinte maneira: entre mortos e feridos escapam todos. Pode ser que esse deixe alguém ferido, mas não há ainda uma decisão a respeito. Às vezes, esses acordos são tecidos até à última hora. Eu continuo otimista, achando que vai haver o acordo sobre a direção dessa CPI.

O presidente do Senado se disse satisfeito com a decisão dos líderes partidários e da direção da Comissão Mista de Orçamento de apressarem a votação da peça orçamentária para 2008. Em sua opinião, a semana terminará com a aprovação do Orçamento e com o afastamento do risco de o governo enviar ao Congresso uma enxurrada de medidas provisórias autorizando a abertura de créditos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na opinião de Garibaldi Alves, a votação do Orçamento também areja o clima para o funcionamento da CPI dos Cartões Corporativos. No seu entender, a votação do projeto de lei orçamentária simbolizará um desafogo nos trabalhos legislativos. É tão grande a crença do senador nessa estratégia que ele disse que sacrificou até seu desejo de iniciar, ainda nesta semana, a deliberação sobre os vetos presidenciais. O senador avisou, no entanto, que não há risco de adiamento dessa nova sessão do Congresso, prevista para o próximo dia 6, para a decisão sobre os vetos.

- Não há novo risco de adiamento. Já foram dois adiamentos, e eu não agüento mais.



27/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo que pode acelerar votação do Orçamento está mais próximo

Presidente faz balanço positivo de trabalhos legislativos

Dilma Rousseff representará o presidente Lula na abertura dos trabalhos legislativos

Íntegra do discurso do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, na abertura dos trabalhos legislativos

PRESIDENTE DO BC AFIRMA QUE CÂMBIO LIVRE ESTÁ DANDO CERTO

Senado reinicia nesta quinta trabalhos legislativos