Audiência debaterá calendário e fair play financeiro no futebol nacional




Randolfe Rodrigues é o autor do requerimento de audiência para debater o futebol brasileiro

O calendário do futebol nacional e a proposta destinada a proibir a participação de clubes endividados nos campeonatos (fair play financeiro) serão temas de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Sugerido pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o requerimento para o debate foi aprovado nesta quarta-feira (1º).

A comissão deverá convidar representantes do Ministério dos Esportes, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Bom Senso Futebol Clube, associação de jogadores de futebol para defender calendário mais racional para os certames e também a prática do “jogo limpo financeiro”. O jornalista esportivo Juca Kfouri será o quarto convidado.

Randolfe disse que a criação do Bom Senso FC, em 2013, significou um “movimento cívico” nunca antes presenciado no esporte nacional. Ele salientou que o grupo, com participação de mais de cem jogadores, não somente vem criticando abertamente a gestão do futebol brasileiro como já apresentou propostas concretas assimiladas por grande parte dos que acompanham a “paixão nacional”.

Apesar disso, conforme Randolfe, até agora a CBF não se manifestou sobre as propostas. Para ele, a proximidade do campeonato brasileiro e da Copa do Mundo torna o debate oportuno na comissão, com a presença dos principais “atores do cenário”.

De acordo com o senador, a mudança no calendário envolveria o aumento na quantidade de jogos para os clubes pequenos e a diminuição de partidas dos grandes clubes. Já o fair play financeiro destaca medidas de gestão tanto dos clubes quanto das federações em harmonia com o cumprimento das obrigações trabalhistas e fiscais.

Ao apresentar suas demandas, o Bom Senso sugeriu um sistema gradativo de novas exigências, a começar com o requisito de que nenhum clube possa ter déficit acima de 10% da renda total nos dois primeiros anos. A partir do quinto, não se aceitaria nenhum déficit e os que não cumprissem as regras responderiam com multa, perda de pontos e até mesmo a desclassificação de competições.

Amazônia Azul

No dia, a comissão aprovou ainda duas sugestões de audiência, uma delas para debater projeto que cria o Dia Nacional da Amazônia Azul (PLS 30/2014), por iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). A outra, sugerida por Paulo Paim (PT-RS), tem por finalidade avaliar o tema “Gestão Democrática e Participativa” nos Institutos Federais de Educação. Um dos convidados será o ministro da Educação, Henrique Paim.



01/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ realizará audiência pública sobre Sistema Financeiro Nacional

Melhorias para o calendário do futebol são debatidas

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para 2014

CE debaterá direitos de transmissão de partidas de futebol

Audiência debaterá exploração do pré-sal

Audiência debaterá estrutura sindical brasileira