Audiência na CE debate exame de avaliação do magistério
Audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai discutir, nesta quarta-feira (16), às 10h, o projeto de lei de autoria do ex-senador Wilson Matos que institui o Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (Enameb). A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) é a relatora da proposta (PLS 403/07) na CE, onde a matéria receberá decisão terminativa.
Foram convidados para debater o assunto o autor do projeto, que é reitor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar-PR), Wilson Matos; a vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e secretária de estado de Educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Justina Iva de Araújo Silva; e a secretária de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Dutra Vieira.
De acordo com a proposta, o Enameb será realizado a cada cinco anos e tem a finalidade de avaliar o desempenho dos professores da educação básica das instituições de ensino público federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O exame vai considerar as habilidades dos professores no que diz respeito às exigências decorrentes da evolução e da atualização do conhecimento, bem como suas competências para a compreensão de temas fora do âmbito do magistério, mas relacionados à realidade brasileira e mundial e também a outras áreas do conhecimento.
A audiência pública será realizada na sala 15 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.
14/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica está em debate na Comissão de Educação
Defesa dos cursos de magistério manifestada em audiência
Valorização do magistério em debate
Assembléia aprova aumento de 25% para o magistério gaúcho depois de muito debate
Audiência discute avaliação da educação básica
CE inicia audiência pública sobre instrumentos de avaliação do MEC