Audiência pública debate crise do fundo de pensão Aerus
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) irá promover, nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir a situação dos pensionistas do Fundo Aerus de Seguridade Social, dos funcionários da antiga companhia aérea Varig. Há ameaças de suspensão dos pagamentos dos aposentados após intervenção e posterior liquidação do fundo de pensão, promovidas pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) entre março e abril do ano passado.
A falta de recursos, que gerou o processo de liquidação do Aerus, foi resultado da má gestão do Instituto Aerus de Seguridade Social, que administrava o fundo, e do acúmulo de dívidas da Varig, vendida para a GOL em março deste ano. O Aerus tem 8.500 beneficiários.
Foram convidados para o debate os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, e da Fazenda, Guido Mantega; o secretário de Previdência Complementar, Leonardo Paixão; e os representantes da Associação de Pilotos da Varig, Elnio Borges Malheiros, e do Fundo Aerus, José da Silva Crespo Filho.
A audiência pública, convocada a requerimento dos senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Paulo Paim (PT-RS), será realizada na sala 3 da Ala Alexandre Costa.
28/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fundo de pensão Aerus é tema de debate da Subcomissão em Defesa da Previdência Social
Comissão quer detaber situação do fundo de pensão Aerus
Renan promete interceder por solução para fundo de pensão Aerus
Paim pede atenção para aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus
Paulo Paim volta a defender reivindicações de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus
Arns anuncia audiência sobre Fundo Aerus