Comissão quer detaber situação do fundo de pensão Aerus



Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovaram, nesta quarta-feira (22), a realização de audiência pública para debater a situação do Aerus Instituto de Seguridade Social, fundo de pensão dos aeronautas. O requerimento aprovado é do senador Paulo Paim (PT-RS) e a data da audiência ainda será marcada.

Participarão do encontro representantes do Aerus, da Varig e do Sindicato Nacional dos Aeronautas. O fundo de pensão foi criado em 20 de outubro de 1982 como entidade fechada de previdência privada, que reúne empresas patrocinadoras ligadas ao setor aéreo.

A entidade está sob intervenção e registrou, em abril deste ano, um déficit de R$ 2,4 bilhões, levando em conta contribuições em atraso, déficits contratados, dívidas da Varig, da Vasp e da Transbrasil, segundo informações da instituição.

O fundo é multipatrocinado, tem 20 mil participantes ativos e mais de sete mil participantes assistidos. Os planos da Varig, Transbrasil e Interbrasil estão em liquidação extrajudicial. Só a dívida da Varig para com o Aerus foi contabilizada em R$ 1,1 bilhão em abril deste ano.

A CAS aprovou ainda a realização de audiência pública para discutir a jornada de trabalho dos farmacêuticos. O requerimento também foi de autoria de Paim. A data ainda será marcada.



22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência pública debate crise do fundo de pensão Aerus

Renan promete interceder por solução para fundo de pensão Aerus

Fundo de pensão Aerus é tema de debate da Subcomissão em Defesa da Previdência Social

Paim pede atenção para aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus

Paulo Paim volta a defender reivindicações de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus

Senadores discutem situação do fundo de pensões Aerus