Audiência pública discutirá indenização aos descendentes de escravos



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai realizar audiência pública para debater a criação de uma comissão de indenização aos descendentes de africanos escravizados no Brasil. A indenização é uma proposta do Instituto Todos a Bordo. O requerimento, de autoria do O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovado pela comissão nesta quarta-feira (3).

Cristovam, que é relator da matéria na CDH, destacou que a discussão do tema também precisa abordar a forma de indenização, que, na opinião de Cristovam, pode não ser financeira.

A CDH também aprovou a exibição, de forma conjunta com a comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, do filme Garapa. A sugestão foi do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e apresentada pelo senador José Nery (PSOL-PA). O filme, do diretor José Padilha, trata do problema da fome, a partir da trajetória de três famílias cearenses.

Após a exibição, os parlamentares vão debater o assunto com o diretor e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Também serão convidados para o debate os presidentes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Sérgio Jamil Maluf; e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Francisco Menezes.



03/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE rejeita indenização a descendentes de escravos

CDH debate indenização a descendentes de escravos

Descendentes de escravos têm direito de propriedade reconhecido

Cândido pede rapidez em processo que beneficia descendentes de escravos

Senadores e especialistas discutem formas de reparação a descendentes de escravos

Cristovam critica tese da reparação financeira para descendentes de escravos