Audiências do Fórum Democrático são objeto de pesquisa inédita no Estado
Primeiro encontro será amanhã, em São Sebastião do Caí
Uma pesquisa inédita no Rio Grande do Sul sobre as peculiaridades de cada região do Estado será realizada paralelamente com os trabalhos de debates da próxima edição do Fórum Democrático da Assembléia Legislativa no interior.
O anúncio foi feito ontem à tarde (11/09) pelo presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Zambiasi, em entrevista coletiva à imprensa. Ele destacou que a pesquisa, realizada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Ufrgs, vai fornecer subsídios ao debate e auxiliar na elaboração de um projeto ao fim das audiências.
“Não podemos ficar apenas no romantismo do debate, precisamos concluir com uma proposta para todo o Estado”, afirmou Zambiasi. O presidente também anunciou que os dados da pesquisa serão disponibilizados para todos os cidadãos através da internet.
Zambiasi considera o IFCH mais um parceiro do Legislativo na realização do Fórum das Desigualdades Regionais, que começa na próxima quinta-feira. Além do Fórum dos Coredes, da Famurs e da Uvergs, o Instituto vai trabalhar em conjunto para a emulação de propostas regionais de desenvolvimento do Estado.
O coordenador do Laboratório de Observação Social do IFCH, professor Tadeu César, disse que a pesquisa vai trabalhar em todo o Rio Grande do Sul, através de amostras. Segundo ele, o trabalho vai detectar as especificidades das regiões no plano material e também em relação ao sentimento dos cidadãos quanto aos seus vínculos regionais e disposições para processos locais de desenvolvimento.
O relator da Subcomissão das Desigualdades Regionais, deputado João Luiz Vargas (PDT), destacou o ineditismo da iniciativa, que além de promover a discussão no interior do Estado, vai apresentar um trabalho técnico sobre as desigualdades do Rio Grande do Sul.
O Fórum das Desigualdades Regionais, percorrerá as 22 regiões do Estado a partir de amanhã. As audiências começam em São Sebastião do Caí, às 9h30, e em Caxias do Sul, às 19h. Na sexta-feira, o Fórum se desloca para Canela e Lajeado.
Também participaram da entrevista coletiva o diretor do IFCH, professor José Vicente Tavares, o presidente do Fórum dos Coredes, Dinizar Becker, e os representantes da Uvergs, Rafael Fontana, e Famurs, José Carlos Jardim.
09/12/2001
Artigos Relacionados
Definidos os locais e horários das audiências do Fórum Democrático
Proposta do governo para o Simples esquenta audiências do Fórum Democrático
Proposta para implantação do Simples esquenta audiências do Fórum Democrático
Orçamento 2001/Cecília diz que audiências do Fórum Democrático avalizam projeto do governo
Fórum Democrático cumpre sua missão no interior do Estado
Adequação do ICMS no Estado poderá ser discutida no Fórum Democrático