Augusto Botelho alerta para as dificuldades da falta de crédito
Ao discursar na sessão plenária desta sexta-feira (7), o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que a crise financeira já transbordou para a economia real brasileira e que o mais importante problema do momento é a falta de crédito, internacional e nacional, trazida pela aversão ao risco dos investidores.
Para Augusto Botelho, o Brasil não irá sucumbir, mas setores produtivos como a cadeia produtiva ligada ao agronegócio podem estar ameaçados. Segundo ele, um dos males é a queda dos preços, que se acentuou em outubro, quando as commodities tiveram seus preços bastante reduzidos: o milho caiu 17%, o trigo, 19%, e a soja, para contratos entregues em janeiro, caiu 13%.
- Como a brutal escassez de crédito representa o principal problema, chamo a atenção para a proposta do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues: adotar o mecanismo do preço mínimo de produto, garantido pelo governo. Ele acredita que essa garantia afastaria a falta de confiança na capacidade de pagamento do tomador, que representa o principal obstáculo para a falta de crédito, e eu concordo com ele - disse.
Augusto Botelho conclamou governo e Parlamento a debaterem essa proposta, afirmando que o agronegócio brasileiro, fundamento forte das melhores perspectivas de desenvolvimento socioeconômico do país, merece a atenção e a boa vontade de todos.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teimou em minimizar a crise durante vários meses. Agora, afirmou o parlamentar por Roraima, ele reconheceu que a crise é grave, mas precisa discursar menos e agir mais, para que todos os brasileiros "não venham a pagar o preço de sua inércia".
07/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho alerta para volta da tuberculose
Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes
Augusto Botelho alerta para as conseqüências da biopirataria
Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima
Augusto Botelho alerta para aumento do câncer no Brasil e no Mundo
Augusto Botelho alerta sobre perigo para a soberania do país