Augusto Botelho comemora 22 anos do estado de Roraima




O senador Augusto Botelho (Sem partido-RR) comemorou em Plenário nesta quarta-feira (06) os 22 anos da ascensão do ex-território de Roraima à condição de estado, por ocasião da promulgação da Constituição federal em 1988. Roraima surgiu como Freguesia de Nossa Senhora do Carmo em 1848.Em 1943, com o desmembramento do município do estado do Amazonas, foi criado o Território Federal de Rio Branco, depois denominado Roraima e reconhecido como estado pela Constituição de 1988.

Conforme o parlamentar, durante a ditadura militar o governo investiu no estado, dando a infraestrutura mínima, a partir da criação da BR-174. O senador também cobrou o cumprimento da promessa governamental de assistência aos índios da Reserva Raposa do Sol, que teve por consequência a quebra da produção de gado bovino na região.

Ouro e diamante

No início da colonização da região, recordou o parlamentar, os portugueses descobriram a nascente do Rio Branco e próximo a ela fundaram o Forte São Joaquim, onde defenderam a posse da terra de diversas invasões estrangeiras. Para lá transportaram gado, transformando Roraima no maior produtor de gado da Amazônia, feito que depois foi ultrapassado por Rondônia, conforme explicou.

Também em seus primórdios, recordou o senador, o território atraiu migrantes interessados em explorar ouro e diamante. Porém, não havia infraestrutura de comércio e o regime de cheias só permitia a navegabilidade durante parte do ano, dificultando o transporte de mercadorias. Com isso, explicou o parlamentar faltavam gêneros alimentícios básicos como açúcar e sal e era difícil a estocagem de alimentos.

Com o passar do tempo e o crescimento populacional, disse o senador, surgiram médicos, juízes e advogados. Augusto Botelho homenageou os médicos residentes em Roraima pela passagem do Dia do Médico no próximo dia 18.

Universidades

Embora admita a necessidade de melhorar a qualidade da educação e da saúde no estado, conforme o parlamentar, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) definiu o perfil do estado como sendo composto em sua maioria por jovens universitários e migrantes, graças à implantação de concursos públicos. O estado tem atualmente 241 mil habitantes, dos quais 53% são nascidos em Roraima.

O parlamentar informou que Roraima tem hoje duas universidades federais, uma estadual e quatro universidades privadas, com 27 mil universitários



06/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho comemora avanços para economia de Roraima

Augusto Botelho comemora transferência de terras para Roraima

Augusto Botelho comemora ampliação da rede de telefonia celular em Roraima

Augusto Botelho comemora transformação de Cefet de Roraima em instituto federal

Augusto Botelho destaca 18 anos do Ministério Público de Roraima

Augusto Botelho homenageia Ministério Público de Roraima pela passagem de seus 15 anos