Augusto Botelho destaca conquistas na defesa da criança e do adolescente
O senador Augusto Botelho (PT-RR), que nesta quarta-feira (19) abriu a programação de palestras da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, destacou as iniciativas do Senado que considera conquistas importantes na defesa da criança e do adolescente. Entre elas, citou o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual, instalada por proposta da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE). Lembrou que, entre os resultados do trabalho do colegiado, está o mapeamento dos pontos de tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no Brasil.
Augusto Botelho ressaltou também o trabalho da CPI da Pedofilia que, com o objetivo de investigar crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes por meios como a Internet, vem tendo êxito, inclusive com a obtenção de dados de álbuns fechados de sites como o Orkut. Mas avaliou que, apesar desses avanços, o processo legislativo é lento, e infelizmente não se consegue fazer uma lei em três ou quatro meses, devido a prazos e encaminhamentos.
- Infelizmente no Brasil, apesar dos grandes avanços conquistados nessa área, a aplicação desses conhecimentos na vida dessa criança e da família é insuficiente, falta conhecimento e informação. Por isso, é de extrema importância o incentivo dado pela presidência do Senado com a realização deste seminário - afirmou.
Para Augusto Botelho, é preciso também dar uma atenção maior às crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade. Para isso, opinou, os senadores precisam apresentar sugestões e incentivar ações que possam ser desenvolvidas com o objetivo de eliminar os riscos decorrentes dessa situação.
Ao afirmar que as relações estabelecidas pela criança em sua primeira infância são referências fundamentais para a saúde física e mental, o senador classificou o seminário como um espaço democrático, por debater "um dos bens mais preciosos que temos no Brasil, que é o futuro das nossas crianças e da nossa pátria".
Ao encerrar sua palestra, Augusto Botelho disse acreditar que, com o seminário, haverá mudanças no país e na legislação brasileira. E pediu aos participantes do evento que procurem valorizar mais a família e chamar a atenção da sociedade, "pois esta está tentando passar a incumbência da educação para a escola e para a creche. É bom chamar a atenção para a importância do pai e da mãe nesse período inicial", afirmou.
Programação
O segundo dia de palestras da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz começou com abordagens de temas relativos ao período que vai da gestação ao pós-natal, sob a coordenação do pediatra Antonio Marcio Lisboa. Depois da palestra de Augusto Botelho, a psiquiatra Diana Dadoorian expôs aspectos psicológicos da gravidez na adolescência e, em seguida, o médico Raulê de Almeida falou a respeito da estruturação psíquica da criança e de sua inserção na sociedade.
Na quinta-feira (20), serão debatidas as funções da creche junto à criança e sua família. A visão legislativa do tema será fornecida pelo senador Flávio Arns (PT-PR). A programação está sendo desenvolvida no Auditório Petrônio Portela. O evento prossegue até sexta-feira (21), quando serão realizadas oficinas com educadores e cuidadores.
19/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho relembra conquistas para Roraima ao se despedir do Senado
Augusto Botelho elogia Estratégia Nacional de Defesa
SDH e Unicef assinam protocolo em defesa dos direitos da criança e do adolescente
Flávio Arns reitera defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente
Augusto Botelho destaca Semana Mundial da Amamentação
Augusto Botelho defende CPMF e destaca PAC da saúde