Augusto Botelho elogia Estratégia Nacional de Defesa



O senador Augusto Botelho (PT-RR) elogiou nesta quinta-feira (4) a Estratégia Nacional de Defesa (END), que está sendo implementada pelos Ministérios da Defesa e de Assuntos Estratégicos. Ele disse que, dentro de um amplo contexto de plenitude democrática e de absoluto respeito aos países vizinhos, a END vai garantir uma orientação mais definida para a determinação de uma visão de longo prazo nas Forças Armadas vinculada a uma política de independência nacional.

Segundo Botelho, a iniciativa compreende a redução da dependência estrangeira e o fortalecimento da indústria nacional, abrangendo não apenas armas e equipamentos bélicos, mas também setores como fardamento nas três Forças Armadas. Estão previstos investimentos de R$ 6 bilhões até o final de 2010, tendo como projeto mais contundente a aquisição de aviões de caça supersônicos, cujo processo de escolha do modelo ideal ainda não terminou, em conjunto com a transferência de tecnologia.

- O Brasil precisa de uma estrutura de defesa compatível com seu novo papel de destaque no cenário internacional. Por isso mesmo, e até em atenção aos fornecedores nacionais, o projeto se destina, também, a favorecer empresas brasileiras e consórcios com parceiros estrangeiros dispostos a transferir tecnologia. Tudo, evidentemente, deverá ser conduzido com o suporte de linhas de financiamento do BNDES - assinalou.



04/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho elogia a "lei seca" para o trânsito

Augusto Botelho elogia escola-modelo do Sesc

Augusto Botelho elogia descentralização dos incentivos à cultura

Augusto Botelho destaca conquistas na defesa da criança e do adolescente

Indústria de defesa é fundamental para a consolidação da Estratégia Nacional de Defesa

Augusto Botelho elogia atuação da Embrapa nos seus 37 anos