Augusto Botelho destaca importância do território marítimo



O senador Augusto Botelho (PT-RR) destacou a relevância do território marítimo brasileiro, lembrando que a fronteira marítima é tão ou mais importante do que a terrestre. Ele lembrou que a Amazônia Legal tem uma área de aproximadamente 5,3 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 61% da área continental do Brasil e que, no mar, são 3,5 milhões de quilômetros quadrados os quais, somados aos cerca de 950 mil quilômetros quadrados da plataforma continental reivindicados junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, perfazem um total de 4,4 milhões de quilômetros quadrados.

Esses mais de quatro milhões de quilômetros quadrados, como informou o parlamentar, são chamados de Amazônia Azul - uma extensa área oceânica adjacente ao continente brasileiro que corresponde a 52% da área continental do país.

Augusto Botelho lembrou ainda que 95% do comércio exterior brasileiro passam por essa massa líquida e quase 90% do petróleo e do gás são retirados do território marítimo.

- Para garantir nossa soberania sobre tantas riquezas, é com uma Marinha forte e bem equipada que devemos contar - disse.

O senador destacou também os serviços públicos que a Marinha presta, especialmente na Região Amazônica onde, em 2007, realizou mais de 200 mil atendimentos médicos e odontológicos às populações ribeirinhas, que chamam os navios-hospitais de "Navios da Esperança", concluiu o senador por Roraima.



12/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho destaca importância do combate ao contrabando de remédios

Augusto Botelho ressalta importância das pesquisas brasileiras na Antártida

Augusto Botelho ressalta importância da Amazônia para o Brasil

Augusto Botelho chama atenção para a importância do combate ao mosquito da dengue

Augusto Botelho avalia importância do Programa Calha Norte para a região amazônica

Augusto Botelho destaca Semana Mundial da Amamentação