Augusto Botelho chama atenção para a importância do combate ao mosquito da dengue
Ao discursar nesta terça-feira (1º), o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que a atual epidemia de gripe A não pode fazer o Brasil esquecer os perigos de outra virose, a dengue. O senador, que é médico lembrou que a dengue é uma virose grave e de rápida infestação, afetando milhares de brasileiros todos os anos.
- A doença continua presente em todas as regiões e representa uma grande ameaça para a sociedade e para o sistema de saúde - advertiu.
Augusto Botelho informou que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil brasileiros contraíram dengue do começo de 2009 até 30 de junho último. Mas há o que comemorar, segundo o senador: neste ano houve redução da taxa de incidência da dengue em todos os estados brasileiros. Entretanto, alertou, o combate ao mosquito transmissor não pode ser colocado em segundo plano.
- Trata-se de uma virose extremamente agressiva, que está pronta para atacar a qualquer instante, contaminar rapidamente milhares de pessoas ao mesmo tempo e se espalhar de forma incontrolável por todo o território - disse o senador.
Augusto Botelho afirmou que, depois de os casos de dengue no estado de Roraima terem aumentado muito entre 2006 e 2008, em 2009 a situação já está mais controlada, devido a trabalho de prevenção dos governos estadual e municipais e dos militares no estado.
- Constantemente, as zonas de risco são visitadas pelos agentes de endemias, que procuram conscientizar a população para o perigo da infestação da doença. Panfletos são distribuídos e palestras são realizadas. Ao mesmo tempo, grandes mutirões de limpeza urbana são organizados e as ruas e casas recebem a aplicação de inseticidas - informou.
Graças ao empenho das autoridades, disse o senador, Roraima já apresenta redução de cerca de 40% nos casos de dengue em 2009, caindo de 4.120 casos nos primeiros seis meses de 2008 para 2.484 nos primeiros seis meses de 2009.
- Essa campanha que está sendo realizada em meu estado indica ainda mais que a dengue pode matar, mas também pode ser evitada e derrotada se houver união de todos - afirmou Augusto Botelho.
01/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho registra situação de alerta em RR em relação à dengue e mostra importância de medidas para combate ao mosquito
Augusto Botelho destaca importância do combate ao contrabando de remédios
Especialistas debatem uso de mosquito transgênico no combate à dengue
Modelo matemático combate proliferação de mosquito da dengue
Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima
Augusto Botelho ressalta importância da Amazônia para o Brasil