Augusto Botelho ressalta importância da Amazônia para o Brasil



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (21), o senador Augusto Botelho (PT-RR) comentou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para lembrar a importância da região amazônica para o Brasil e para os brasileiros. "Um dos mais expressivos patrimônios do Brasil", disse o senador, a Amazônia, enfrenta diversos problemas como a pesca predatória e o desmatamento.

- O conceito de desenvolvimento sustentável, consagrado na Eco92, mais do que nunca, precisa ser praticado na Amazônia. Para tanto, tenhamos consciência de uma verdade incontestável: nenhuma política de desenvolvimento para a região terá êxito se não for pensada globalmente, de maneira integrada - afirmou.

Com uma área total de 6,5 milhões de quilômetros quadrados englobando áreas de nove países - Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa - a Amazônia ocupa 61% da área total do Brasil, onde estão localizados 60% da floresta. O senador destacou a imensa variedade de espécies animais e vegetais existentes na região, salientando que a Amazônia é a maior fonte natural do planeta para a confecção de fármacos; e se constitui na maior bacia de água doce do mundo.

- A despeito de tudo isso, não são poucos os problemas com os quais a região convive - disse o senador citando a "pesca predatória e o desmatamento sem critérios" como problemas enfrentados na região, acrescentando que a população amazônica vive "marginalizada do processo de desenvolvimento nacional".

Augusto Botelho frisou que o mundo hoje vive "sob o signo do alerta", pois diversos estudos científicos já demonstraram os estragos promovidos diariamente pelo ser humano na natureza. Para o senador, já está na hora de todos refletirem sobre o atual modo de vida. Ele sugeriu que as sociedades humanas analisem o que já fizeram e o que ainda fazem contra o meio ambiente.

- Cada grupo humano é chamado a pensar e a agir no sentido de assegurar satisfatórias condições de vida para as gerações atuais e para as futuras. O que está em jogo, não nos esqueçamos, é a própria preservação da vida humana - afirmou o senador.

Augusto Botelho sugeriu algumas medidas para ajudar a região, como incentivos para a exploração racional dos recursos naturais; assistência médico-odontológica para as populações mais distantes; melhorias no sistema educacional público, com transporte para os estudantes; ampliação das pesquisas sobre a região; e vigilância das fronteiras

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e João Tenório (PSDB-AL) elogiaram o pronunciamento do colega. Mozarildo defendeu a adoção de um plano nacional para o desenvolvimento da Amazônia. João Tenório disse que o governo precisa implementar políticas públicas para minimizar a desigualdade regional brasileira.

21/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho ressalta importância das pesquisas brasileiras na Antártida

Augusto Botelho chama atenção para a importância do combate ao mosquito da dengue

Augusto Botelho avalia importância do Programa Calha Norte para a região amazônica

Augusto Botelho destaca importância do território marítimo

Augusto Botelho registra situação de alerta em RR em relação à dengue e mostra importância de medidas para combate ao mosquito

Augusto Botelho destaca importância do combate ao contrabando de remédios