Augusto Botelho enaltece trajetória do Correio Aéreo Nacional
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (30), o senador Augusto Botelho (PDT-RR) enalteceu a trajetória do Correio Aéreo Nacional (CAN). O senador lembrou que a origem da instituição remonta ao ano de 1931, quando os correios aéreos do Exército e da Marinha se uniram para formar o Serviço Postal Aéreo Militar. Esse foi o primeiro nome do Correio Aéreo Militar que, em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, é transformado no CAN.
- O CAN tornou o Brasil conhecido dos brasileiros, incorporou as regiões mais densamente povoadas àquelas áreas secularmente relegadas ao esquecimento. Possibilitou, enfim, que a Nação compreendesse a rica diversidade de que é feita - disse o senador, acrescentando que o CAN ajudou a aproximar o litoral brasileiro do interior do país.
O senador louvou as figuras do então major Eduardo Gomes, comandante do Grupo Misto de Aviação, um dos mentores do Serviço Postal Aéreo Militar, e também dos tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, da Aviação Militar, que fizeram a primeira viagem do CAN, levando uma mala postal com duas cartas, do Rio de Janeiro para São Paulo.
Na região amazônica, frisou Botelho, os aviões do CAN foram por décadas o único meio de contato com as populações indígenas e as comunidades de difícil acesso. A entidade, disse o senador, teve sempre por missão unir o Brasil, encurtando as enormes distâncias no apoio às populações remotas de todo o país.
- O CAN fez de seu ofício o meio eficiente de promover a inclusão social, disseminar informações e conhecimento, prestar generoso auxílio, sobretudo em termos de assistência médico-odontológica, e levar esperança a tantos brasileiros - afirmou.
Extinto na década de 90, o Correio Aéreo foi reativado em 2004 pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, tendo sido iniciada recentemente uma nova rota para Roraima. Botelho aproveitou pedir ao governo federal que dê às Forças Armadas condições indispensáveis ao bom desempenho de sua missão.
30/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho parabeniza e lembra história de criação de Correio Aéreo Nacional
Augusto Botelho enaltece programa de saúde do homem
Mozarildo aplaude nova rota do Correio Aéreo Nacional
Augusto Botelho elogia Estratégia Nacional de Defesa
Augusto Botelho saúda início da 3ª Conferência Nacional das Cidades
Augusto Botelho comenta realização da 3ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília