Mozarildo aplaude nova rota do Correio Aéreo Nacional



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) manifestou sua satisfação com a revitalização do Correio Aéreo Nacional (CAN) na região amazônica, a partir do estado do Acre. A inauguração da nova rota será feita nesta terça-feira (6), em Rio Branco (AC), pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Mozarildo, quase 100 mil pessoas que moram em áreas de difícil acesso do estado serão beneficiadas com atendimento médico e remédios, nesta fase.

Mozarildo explicou que o novo projeto do CAN prevê que as aeronaves C-98, da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizadas nas novas linhas, poderão fazer o transporte de enfermos para hospitais com maiores recursos, e que os assentos vagos nos aviões poderão ser usados por pessoas que precisarem viajar.

Nessa etapa, serão beneficiados os municípios de Manoel Urbano, Feijó, Tauruacá, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul, todos no Acre, mas Mozarildo afirmou haver planos para expandir o atendimento do CAN a outros estados amazônicos como Roraima e Amapá.

Ensino Superior

Mozarildo Cavalcanti também lamentou que o Brasil tenha menos jovens entre 18 e 24 anos matriculados no ensino superior do que a Bolívia.

- É significativo que 20% dos jovens bolivianos estejam cursando universidades, enquanto apenas 9% dos jovens brasileiros detém o mesmo privilégio - disse, lembrando que a economia da Bolívia é 61 vezes menor do que a brasileira.

O senador disse que, na Argentina, apesar da crise em que o país se debate há anos, esse percentual atinge 40% dos jovens nessa faixa de idade.

Mozarildo afirmou que as barreiras ao ensino superior no Brasil são velhas conhecidas, sendo a primeira delas a renda. No Brasil, cerca de 70% das vagas no ensino superior são oferecidas por universidades particulares, cujas mensalidades variam, em média, entre R$ 400 e R$ 600.

Numa tentativa de acelerar a inclusão de mais alunos nas universidades, o Ministério de Educação finaliza o programa Universidade para Todos, que pretende "estatizar", ainda este ano, cerca de 70 mil vagas nas instituições particulares.



05/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho enaltece trajetória do Correio Aéreo Nacional

Augusto Botelho parabeniza e lembra história de criação de Correio Aéreo Nacional

Mozarildo aplaude a criação de uma nova entidade para combater as "doenças esquecidas"

Roraima entrou na rota do tráfico de drogas, denuncia Mozarildo

Mozarildo denuncia inclusão de Boa Vista na rota do tráfico de diamantes

Integração Nacional destina recursos para estruturação da Rota do Mel em Pernambuco