Augusto Botelho registra situação de alerta em RR em relação à dengue e mostra importância de medidas para combate ao mosquito
O senador Augusto Botelho (PT-RR) registrou a elevação, em Roraima, do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti, calculado anualmente pelo Ministério da Saúde, o que colocou o estado no patamar de "situação de alerta". Essa elevação, disse o senador, exige a continuidade de ações de prevenção e combate para evitar que o cenário evolua para uma situação de risco de surto da dengue.
- Não podemos ficar parados, congelados, numa espécie de fatalismo - disse o senador, em discurso nesta quinta-feira (20), frisando que é preciso agir antes que as condições se tornem adequadas para o mosquito.
O levantamento identifica com antecedência as áreas com maior potencial para criadouros, e o resultado permite planejamento e intensificação do combate ao vetor da doença e atividades de mobilização, comunicação e educação da população, explicou Augusto Botelho, que é médico.
O senador informou que, em 2007, de acordo com o mesmo estudo, realizado entre outubro e novembro daquele ano, em 161 municípios de todo o país com maior risco para a transmissão da dengue, o índice de infestação predial em Roraima era de 0,8%, considerado satisfatório. Este ano, assinalou o senador, o índice dobrou, chegando a 1,6% - estado de alerta.
Augusto Botelho lembrou que o primeiro surto de dengue depois de a doença ter sido considerada erradicada, ocorreu em Roraima, em 1981. Ele acrescentou que, em Roraima, "também mora o perigo" de o país receber mais uma modalidade do vírus, o tipo 4, já que o estado faz fronteira com a Venezuela, onde já é presente.
No Brasil existem três tipos, informou o senador, e o fato de haver mais um circulando agrava a situação, já que o doente só adquire imunidade ao vírus pelo qual foi infestado e, quando adoece novamente, corre mais risco de ser atingido pela forma mais grave da doença - a dengue hemorrágica.
- É fundamental que gestores e prefeitos divulguem dados como esses para haver mobilização em setores da sociedade e na população, para o combate à doença - salientou.
20/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho chama atenção para a importância do combate ao mosquito da dengue
Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima
Augusto Botelho destaca importância do combate ao contrabando de remédios
Augusto Botelho registra lançamento de plano do governo de combate ao 'crack'
Especialistas debatem uso de mosquito transgênico no combate à dengue
Modelo matemático combate proliferação de mosquito da dengue