Augusto pede pressa na tramitação de matérias que coíbem o abuso do álcool



Ao registrar que iniciou nesta quarta-feira (18) a Semana Nacional Contra o Alcoolismo, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) sugeriu às duas Casas do Congresso Nacional que aproveitem a data para acelerar a tramitação das cerca de 200 proposições sobre os problemas do consumo e da propaganda de bebidas alcoólicas. Ele informou que algumas das propostas já estão prontas para serem votadas nas comissões do Senado.

- É preciso reconhecer que a nossa sociedade tem, em geral, uma atitude no mínimo ambígua com relação ao consumo de bebidas alcoólicas. Por um lado, o álcool é, incontestavelmente, uma droga. Por outro lado, o consumo de bebidas alcoólicas é socialmente aceito e, freqüentemente, é associado a um modo de vida alegre, leve, descontraído - afirmou Augusto Botelho.

O senador por Roraima comentou que as pessoas não se sentem apenas autorizadas a consumir bebidas alcoólicas, mas sentem-se também estimuladas. Ele lamentou que o pior é que o estímulo é mais sentido pelos mais vulneráveis: os jovens. Segundo Augusto Botelho, pesquisa realizada em 1999 apurou que 35% dos jovens entre 12 e 17 anos já haviam experimentado bebida alcoólica pelo menos uma vez.

Augusto Botelho lembrou que, como a venda desse tipo de bebida é proibida para menores de 18 anos, ou a lei não está sendo respeitada porque os comerciantes estão certos que permanecerão impunes ou os jovens estão começando a beber com a conivência de suas famílias.

- Ao invés de ter os limites fixados por aqueles que lhes estão próximos e devem cuidar de seu bem-estar, são estimulados a consumir precocemente. Perversamente, muitas vezes se associa à bebida o valor positivo que se atribui à passagem da infância à vida adulta - disse Augusto Botelho.



18/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS PEDE PRESSA NA TRAMITAÇÃO DE PROJETO NA CÂMARA

Aelton Freitas pede pressa na tramitação do projeto de lei sobre biossegurança

Gerson Camata pede pressa na tramitação da redução da maioridade penal

Governador do Ceará pede a Sarney pressa na tramitação de projeto que incentiva energias alternativas

OMS lança campanha para impedir avanço do abuso do álcool no mundo

Abuso de álcool e drogas na gravidez é fator de risco para deficiência mental