Aumenta rigor contra importação irregular



Convênio assinado na semana passada entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabelece a cooperação técnica entre as duas entidades. "A intenção é aprimorar o controle sobre as mercadorias importadas, verificando se estão em conformidade com a norma técnica brasileira", declara o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto.

A assinatura do convênio faz parte do conjunto de medidas de defesa comercial anunciadas pelo governo no Plano Brasil Maior, para garantir a concorrência leal com o produto da indústria nacional e a proteção do mercado consumidor brasileiro.

Segundo o texto do convênio, o Inmetro ficará a disposição da Receita Federal para verificar, durante o processo de desembaraço das mercadorias, sua conformidade com os regulamentos técnicos do Brasil. O Inmetro também poderá indicar ao Fisco casos que julgar suspeitos de importação de mercadoria não conforme, detectados em suas atividades de rotina.

Além disso, o instituto também irá colaborar com a capacitação dos servidores da RFB para a identificação de mercadorias objeto de regulamentação técnica e disponibilizará informações sobre tais normas.

Já à Receita Federal caberá submeter à conferência física, conforme análise de risco, as mercadorias sujeitas à normas técnicas e a controle administrativo na importação. A retirada das amostras deverá seguir as orientações do Inmetro e do Conselho Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Conmetro). A RFB também irá disponibilizar ao Inmetro suas estatísticas sobre o comércio internacional, sempre observando o sigilo fiscal.

A implantação do convênio será progressiva. De comum acordo serão estabelecidas as mercadorias objeto de seleção e retirada de amostras ou as unidades de desembaraço prioritárias.

 

Fonte:
Ministério da Fazenda



12/04/2012 11:40


Artigos Relacionados


Fiscalização da Receita contra importação irregular de calçados terá regras mais duras

Lei aumenta rigor contra lavagem de dinheiro

Volta à Câmara projeto que aumenta rigor contra 'rachas'

José Sarney apresenta projeto que aumenta rigor de leis contra homicídio

CAE pode votar proposta que aumenta rigor contra irregularidades em obras públicas

Humberto Costa pede votação de projeto que aumenta rigor contra o crime organizado