Aumento da escolaridade está reduzindo desigualdade salarial, avalia Augusto Botelho
Ao discursar nesta quarta-feira (11), o senador Augusto Botelho (PT-RR) afirmou que o aumento da escolaridade média da população brasileira está ajudando a diminuir a desigualdade salarial no país. O parlamentar comentou reportagem do jornal Valor Econômico, publicada na edição de 27 de maio, que apresenta dados levantados pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) junto à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Segundo o senador, os dados demonstram que, em 1981, uma pessoa tinha salário 16,4% maior que o de outra com um ano de escolaridade a menos. Essa diferença, acrescentou Augusto Botelho, caiu para 11,3% em 2006.
- O aumento de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho faz com que seja preciso ter um nível de educação cada vez mais alto para que o salário seja expressivamente maior - interpretou.
Isso demonstra, na avaliação do senador, a importância dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). Augusto Botelho considerou natural que o mercado de trabalho ofereça maiores salários para as pessoas que têm mais escolaridade. Entretanto, ressaltou, à medida que a qualificação educacional e profissional se generaliza, a diferença salarial tende a diminuir.
- Por isso, o Brasil tem que investir cada vez mais em educação de qualidade. Precisamos qualificar cada vez mais os nossos profissionais. Pesquisas recentes mostram que sobram vagas no mercado de trabalho aqui no Brasil, mas para gente qualificada, gente especializada - ponderou.
Ainda citando a reportagem do Valor Econômico, Augusto Botelho informou que a escolaridade média do assalariado brasileiro passou de 4,4 anos, em 1981, para 7,4 anos em 2006. O índice de trabalhadores com ensino médio completo subiu de 16,6% para 38,3% no mesmo período, acrescentou. E as pessoas empregadas que têm ensino superior passou de 8,7% para 12,6%
- O Brasil precisa, mais do que nunca, investir em educação de qualidade e acessível a todos os brasileiros e brasileiras - concluiu Augusto Botelho.
Em aparte, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) elogiou o pronunciamento do colega.
11/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho encerra sessão defendendo melhoria salarial para professores
Augusto Botelho avalia importância do Programa Calha Norte para a região amazônica
Augusto Botelho alerta para aumento do câncer no Brasil e no Mundo
Augusto Botelho diz que programa governamental em RR está deixando de fora entidades indígenas
(Flash) - O Estado de São Paulo já está reduzindo consumo de energia
Augusto Botelho comemora um ano do PAC