Augusto Botelho diz que programa governamental em RR está deixando de fora entidades indígenas



O senador Augusto Botelho (PT-RR) afirmou nesta quarta-feira (24) que entidades indígenas de Roraima estão sendo impedidas de participar da implantação do programa Territórios da Cidadania no estado. Lançado pelo governo federal em 2008, o Territórios da Cidadania é um programa que promove o desenvolvimento econômico e social por meio do desenvolvimento territorial sustentável.

De acordo com o senador, o governo reservou cerca de R$ 24 milhões para investimentos em Roraima, nas áreas da agropecuária, saúde, infraestrutura, gestão territorial e educação. Essas ações têm como alvo inclusive as reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos.

- Porém, os recursos correm o risco de nem sair do papel - advertiu o senador.

O grupo gestor do Territórios da Cidadania, acrescentou Augusto Botelho, é composto por entidades do governo federal, sindicatos, ONGs e organizações indígenas. Entretanto, disse, as entidades indígenas afirmam que estariam sendo alijadas do processo de implantação desse programa, que deverá beneficiar 243 comunidades da região.

O senador disse que a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima e o Núcleo de Etnodesenvolvimento do Território Indígena de Roraima afirmaram que os recursos financeiros do Territórios da Cidadania podem não chegar aos índios por causa de manobras dos membros da Federação de Reocupação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com o apoio da Funai.

- A denúncia é a de que, devido ao bloqueio do processo de implementação das ações do programa - que era para ter sido feito no início deste mês de junho -, milhares de índios continuam desassistidos nas terras, uns até morrendo de 'doenças medievais', como o beribéri, num reflexo da fome que vem dizimando os indígenas de Roraima - explicou o senador.

Augusto Botelho pediu explicações ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e à Funai sobre a situação.



24/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho critica demarcação contínua de terras indígenas

Augusto Botelho defende ação de militares e da PF em reservas indígenas

Augusto Botelho quer viabilizar a exploração econômica em terras indígenas

Augusto Botelho diz que prisão de líderes indígenas é injusta e deve ser revista

Augusto Botelho pede aprovação de projeto sobre demarcação de terras indígenas

Augusto Botelho propõe lei complementar para regular atuação das Forças Armadas em áreas indígenas