Autarquia será criada para fiscalizar universidades privadas
A criação da entidade foi baseada no aumento do
número de matrículas financiadas pelo governo por meio de programas como
o ProUni e o Fies
Foi divulgado nessa quinta-feira (20), em São Paulo, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que o governo federal irá criar um órgão para ampliar a fiscalização sobre as universidades privadas. O trabalho de regulação e fiscalização é hoje feito por uma secretaria e a ideia do Ministério da Educação (MEC) é criar uma autarquia para ampliar o trabalho.
Segundo o ministro, hoje, 75% das vagas no ensino superior são de faculdades, universidades ou centros universitários privados. Portanto, eles têm papel fundamental na massificação do ensino. A intensificação da fiscalização é importante, porque tem crescido o número de matrículas financiadas pelo governo por meio de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Essas universidades têm um milhão de vagas e, em contrapartida, têm isenção de impostos.
Programa Universidade para Todos (ProUni)
O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.
Programa de Financiamento Estudantil (Fies)
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Leia mais:
Sociedade poderá fiscalizar instituições de ensino superior do País
Prouni terá mais 560 mil bolsas em 15 anos
Renovação para o FIES tem prazo estendido devido à greve dos bancários
Fonte:
21/09/2012 16:31
Artigos Relacionados
Aprovada recriação de autarquia para fiscalizar fundos de pensão
Universidades privadas terão R$ 60 milhões para infraestrutura
Iris alerta para a proliferação das universidades privadas
CE vota projeto que institui bolsas de estudos para alunos de universidades privadas
Paim defende abatimento de mensalidades em universidades privadas para alunos mais pobres
Programa incentivará pesquisa científica em universidades privadas