Paim defende abatimento de mensalidades em universidades privadas para alunos mais pobres



A Comissão de Educação (CE) deverá examinar projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) determinando que as instituições privadas de ensino superior deverão dar anualmente abatimento nas mensalidades de pelo menos 15% dos alunos matriculados de cada curso. Para receber o benefício, o aluno deve comprovar renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. A decisão na CE será terminativa e o projeto, por estar fora da convocação extraordinária, deverá ser examinado a partir do dia 15 deste mês.

Dos alunos que comprovarem baixas rendas, os 5% com menores rendimentos terão abatimento de 80% das mensalidades. Os 10% restantes ganharão descontos de 50%. Para fazerem jus às bolsas, os alunos terão que comprovar presença assídua e bom desempenho nas atividades acadêmicas. Caso a universidade não respeite essa lei, seus cursos perderão o reconhecimento do Ministério da Educação. O senador prevê que a lei dure por 15 anos.

Ao justificar o projeto, Paulo Paim informou que vem aumentando o número de pessoas que concluem o ensino médio. Em 2002, terminaram essa fase da educação cerca de 2,25 milhões de alunos, dos quais mais de 2 milhões vêm de escolas públicas. Mais de 80% desses estudantes vêm das camadas populares ou de classe média baixa, diz Paim.

Para garantir a educação superior para 30% dos jovens entre 18 e 24 anos, como indica o Plano Nacional de Educação, o governo precisa, acredita o senador, além de aumentar as vagas nas universidades públicas facilitar o acesso às instituições privadas. Estas últimas respondem atualmente por mais de 70% das vagas nos cursos de graduação do país, destacou.



03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto concede abatimento em mensalidades para alunos carentes

Incentivos para que escolas privadas de ensino básico ofereçam bolsas a alunos pobres gera controvérsia

CE vota projeto que institui bolsas de estudos para alunos de universidades privadas

Paim cobra votação de cotas para alunos da rede pública em universidades federais

MALDANER QUER MAIORES CHANCES PARA ALUNOS MAIS POBRES NO ENSINO SUPERIOR

Plenário votará concessão de bolsas para pobres em faculdades privadas