MP do Cinema será novamente tema de audiência pública
Participarão do debate os seguintes convidados: Carla Camurati, cineasta; Valmir Fernandes, presidente da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex); José Augusto Pinto Moreira, presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA); Silvia Rabelo, diretora da Associação Brasileira das Empresas de Infra-estrutura Cinematográfica e Audiovisual (Abeica) e Cláudio Teixeira, assessor jurídico da presidência da República.
Presidida pelo senador Freitas Neto (PFL-PI), a subcomissão realizou em 3 de outubro último a primeira audiência pública sobre a medida provisória. No encontro, Steve Solot, vice-presidente da Motion Pictures Association (MPA), que reúne a Fox, a Universal e a Warner, entre outras, criticou a MP, enquanto os representantes do cinema brasileiro apoiaram a medida.
O fotógrafo e produtor Luís Carlos Barreto, por exemplo, entende que com a edição da MP se estará colocando "ordem no terreno baldio, onde estava sendo depositado o lixo audiovisual internacional". Já os que divergem da MP, como Solot, manifestaram confiança em que o Congresso aperfeiçoe a proposta do Executivo.
Segundo o cineasta e pesquisador Gustavo Dahl, indicado para presidir a Agência Nacional de Cinema (Ancine), as propostas reunidas na medida provisória foram preliminarmente discutidas pela Subcomissão do Cinema do Senado e, posteriormente, pelo Grupo Executivo de Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica (Gedic).
06/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MP do Cinema será novamente tema de audiência pública
Autismo será tema de audiência pública na CDH
'Crack' será tema de audiência pública
ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública
ZPE de Rio Grande será tema de audiência pública
Crise na Venezuela será tema de audiência pública