Auto-suficiência em petróleo será tema de sessão especial na quarta-feira
O Plenário do Senado será palco nesta quarta-feira (3) de uma sessão dedicada a pronunciamentos sobre a auto-suficiência do Brasil em petróleo anunciada pelo governo e questionada pela oposição. A reserva da hora do expediente (entre 14h e 16h) para "comemorar" a auto-suficiência foi pedida pela líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), mas críticos da propaganda governamental, como o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), também estão inscritos para falar.
O anúncio da auto-suficiência foi feito no último dia 21 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e marcou o início das operações da plataforma P-50, montada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, litoral norte do Estado do Rio. A P-50 é a maior plataforma brasileira, capaz de produzir mais de 180 mil barris de petróleo por dia. No mês passado, a Petrobras produziu 1,75 milhão de barris de petróleo por dia.
Do ponto de vista da Petrobras, para ser auto-suficiente, o país têm de produzir petróleo em seus campos em volume igual ou superior ao consumo e à capacidade de refino. Atualmente, a demanda nacional pelo produto é de 1,8 milhão de barris - equivalente à capacidade do parque nacional de refino. Com entrada em funcionamento da nova plataforma, a produção deverá atingir aproximadamente 1,9 milhão de barris.
Até as 17h45 desta sexta-feira (28), já estavam inscritos também para se pronunciar na sessão da quarta-feira os senadores Luiz Otávio (PMDB-PA), Alvaro Dias (PSDB-PR), Serys Slhessarenko (PT-MT), Edison Lobão (PFL-MA), Tião Viana (PT-AC), João Alberto Souza (PMDB-MA), Romeu Tuma (PFL-SP), Roberto Saturnino (PT-RJ), Ana Júlia Carepa (PT-PA) e Sibá Machado (PT-AC).
28/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saturnino comemora a auto-suficiência em petróleo
Heráclito diz que auto-suficiência de petróleo foi apenas propaganda
Heráclito Fortes diz que auto-suficiência de petróleo foi propaganda eleitoral
Sarney saúda Petrobras pela auto-suficiência em petróleo
Ideli: "Oposição está com ciúme da auto-suficiência em petróleo"
Renan Calheiros: Petrobras trará auto-suficiência em petróleo em 2007