Ideli: "Oposição está com ciúme da auto-suficiência em petróleo"



A senadora Ideli Salvatti (SC), líder do PT,questionou as críticas dos partidos de oposição à campanha publicitária para comemorar a auto-suficiência do país em petróleo. Lembrando que essa conquista é de todos os brasileiros e não somente do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ideli considerou inexplicável a iniciativa de partidos como o PSDB e PFL de tentar, na Justiça, impedir que a campanha comemorativa seja deflagrada.

- Talvez seja por inveja, ou por ciúme. Mas são poucos os países que podem comemorar um feito desses. Deveríamos todos compartilhar, isso sim - enfatizou, classificando a atitude da oposição de "desvario movido pela pressão da disputa político-eleitoral, que faz com que pessoas percam o bom senso".

Ideli Salvatti respondeu ainda a cobranças sobre a redução do preço do litro de gasolina na bomba depois da conquista da auto-suficiência. Conforme explicou, o cenário internacional de instabilidade eleva os preços e prejudica a política interna de controle do preço da gasolina nos postos de combustível. Por outro lado, frisou, o principal ganho para a população é a garantia do abastecimento.

A senadora informou ainda que esteve em reunião na sede da Petrobras no Rio de Janeiro, na qual o presidente da empresa, Sérgio Gabrielli, fez uma exposição sobre o quadro brasileiro em relação ao gás combustível. Segundo relatou a parlamentar, a Petrobras está empenhada também na busca da auto-suficiência nessa alternativa energética, evitando a demasiada dependência do gás da Bolívia.



24/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino comemora a auto-suficiência em petróleo

Heráclito diz que auto-suficiência de petróleo foi apenas propaganda

Heráclito Fortes diz que auto-suficiência de petróleo foi propaganda eleitoral

Sarney saúda Petrobras pela auto-suficiência em petróleo

Renan Calheiros: Petrobras trará auto-suficiência em petróleo em 2007

Dutra isenta novo governo por atraso em auto-suficiência de petróleo