Renan Calheiros: Petrobras trará auto-suficiência em petróleo em 2007
Os investimentos que a Petrobras vem realizando trarão ao Brasil, em 2007, a tão sonhada auto-suficiência nacional em petróleo, afirmou em discurso o senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado. Para ele, a empresa é tão preparada que o fim do monopólio estatal do petróleo, aprovado no governo passado, em vez de afetá-la acabou por criar novas oportunidades de negócios para a empresa.
- Se há no país uma empresa que integra a espinha dorsal da dignidade nacional, é a Petrobras. Sua história se confunde com a própria história do petróleo no Brasil - sustentou.
Renan Calheiros lembrou a campanha -O Petróleo é Nosso-, que uniu o país e culminou com o ato do presidente Getúlio Vargas de criação da Petrobras, em 1953. Antes da Petrobras, na década de 30, depois de inúmeros fracassos na procura de petróleo no Brasil, conforme o líder peemedebista, foi uma desavença de vizinhos, no Recôncavo Baiano, que levou à descoberta de petróleo. Um vizinho acusava o outro de jogar gasolina em seu poço de água e o fato acabou chamando a atenção de um comerciante, que convenceu o governo a enviar à região de Lobato uma sonda usada na perfuração de poço artesiano.
Conforme Renan Calheiros, os números dizem tudo da Petrobras. Ela produz 1,5 milhão de barris de petróleo por dia, teve um lucro de R$ 9,3 bilhões no primeiro semestre, possui 93 plataformas marítimas em produção, 10 refinarias e quase 16 mil quilômetros em dutos e mais de 7 mil postos de combustíveis. Com a exploração de petróleo no mar, especialmente na bacia em frente ao estado do Rio, a empresa se tornou uma das poucas detentoras de tecnologia de exploração e produção petrolíferas em águas profundas.
Ex-presidente da Petroquisa, braço petroquímico da Petrobras, Renan Calheiros observou que as grandes descobertas de gás pela empresa no país nos últimos anos mudará aos poucos a matriz energética brasileira. Para chegar à auto-suficiência nacional em petróleo e explorar esse gás, disse o líder peemedebista, a Petrobras investirá até 2005 mais de R$ 12 bilhões, inclusive em refino.
02/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney saúda Petrobras pela auto-suficiência em petróleo
Saturnino comemora a auto-suficiência em petróleo
Heráclito diz que auto-suficiência de petróleo foi apenas propaganda
Heráclito Fortes diz que auto-suficiência de petróleo foi propaganda eleitoral
Ideli: "Oposição está com ciúme da auto-suficiência em petróleo"
Dutra isenta novo governo por atraso em auto-suficiência de petróleo