Autonomia do Banco Central será debatida em audiência pública



No próximo dia 27, as Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE) realizam reunião conjunta para discutir a autonomia do Banco Central. Foram convidados para o debate o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega; e o economista e ex-presidente do BC Armínio Fraga.

Para o presidente da CCJ, senador Marco Maciel (DEM-PE), a audiência públicaserá de grande importância e servirá para debater saídas concretas destinadas a amenizar a crise financeira internacional que já começa a trazer resultados negativos para o país.

A audiência pública, marcada para as 14h, foi requerida pelo senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), relator de dois projetos de lei (PLS 72 e 102, ambos de 2007), de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que tramitam em conjunto na CCJ. As propostastratam, respectivamente, da formalização da autonomia do BC, com a definição de mandatos fixos para a diretoria do banco e de restrições à sua demissão, e da regulamentação do Sistema Financeiro Nacional.

Aluguel

Na reunião desta quarta-feira (19) da CCJ, um pedido de vista encabeçado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) adiou para a próxima semana a votação do projeto (PLS 317/08), de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), que permite a dedução, no Imposto de Renda de pessoa física, de despesas com aluguel de imóvel residencial, ocupado pelo próprio contribuinte, até o valor de R$ 15 mil. O projeto, entretanto, restringe a dedução no IR a um único imóvel.



19/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Autonomia do Banco Central será debatida na CCJ

Audiência pública debate autonomia do Banco Central

CAE fará audiência pública sobre projeto que dá autonomia ao Banco Central

Autonomia do Banco Central será votada até o final do ano, confirma Renan

Lei de saneamento será debatida em audiência pública

Dengue será debatida em audiência pública