Autoridades, ecologistas e ONGs debatem os efeitos dos poluentes orgânicos



Os Poluentes Orgânicos Persistentes, também conhecidos como POPs, são o tema do seminário que está ocorrendo hoje (24/10) na Assembléia Legislativa. O evento é uma promoção da Comissão de Saúde e do Meio Ambiente, que tem como presidente o deputado Eliseu Santos (PTB). O Seminário será coordenado pelo deputado Edson Portilho (PT) e se estende até as 18h, no Plenarinho da Assembléia.

Integrantes de organizações não-governamentais, ecologistas, parlamentares e demais autoridades estão reunidos durante o Seminário para discutir o problema causado pelos poluentes orgânicos persistentes à saúde e ao meio ambiente.

Conforme o deputado Edson Portilho (PT), os POPs são substâncias químicas altamente tóxicas produzidas em diversas atividades industriais. “São chamados de persistentes porque não se degradam na natureza, são bioacumulativos e se depositam nas plantas e no corpo dos animais e do homem”, alerta o parlamentar. Portilho chama atenção para o efeito devastador destes produtos. “Os POPs podem levar séculos para se decomporem e continuam contaminando durante décadas após serem utilizados uma única vez”.

Participam do seminário o secretário estadual do Meio Ambiente, Cláudio Langone, e representantes do IBDS/RS, UERGS, Ministério do Meio Ambiente e entidades e organizações ambientalistas.

10/24/2001


Artigos Relacionados


Saúde debate efeitos nocivos de poluentes orgânicos

Seminário debate poluentes orgânicos

Seminário debate poluentes orgânicos persistentes

Seminário debate Poluentes Orgânicos Persistentes

A ação dos Poluentes Orgânicos é discutida na Comissão de Saúde

Comissão promoverá seminário sobre os poluentes orgânicos