Autoridades prestam a última homenagem ao ex-deputado Brusa Neto



Familiares, amigos e autoridades prestam a última homenagem ao ex-deputado estadual Brusa Neto, que morreu ontem à tarde em Porto Alegre. O corpo está sendo velado no Salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa. O sepultamento será às 16h, no Cemitério João XXIII.

O líder da bancada do PMDB na Assembléia, deputado José Ivo Sartori, definiu Brusa Neto como “uma figura histórica. Uma das maiores do MDB e do PMDB no país. Alguém extraordinário, por sua lucidez política aos 88 anos. Mesmo com essa idade, manteve seus ideais inalterados, bem como sua independência, sua autonomia no modo de pensar e refletir a política do dia-a-dia”.

Conforme Sartori, autor da proposta de título de deputado emérito a Brusa Neto por parte da Assembléia, o “Professor, como era chamado carinhosamente pelos companheiros de partido e amigos, foi extraordinário dirigente partidário, um grande negociador e responsável pelo organização do partido no Rio Grande por muitos anos”, recordou Sartori. Quando da homenagem do PMDB a Brusa Neto, na passagem dos 30 anos do PMDB, em 1996, o Professor disse: “Na vida, o importante é ter o roteiro certo”. Naquela oportunidade, o senador Pedro Simon, grande amigo de Brusa Neto, lembrou que no momento de dúvida, de indefinição, todos recorriam a ele.

João Brusa Neto tinha 88 anos. Foi deputado estadual pelo PTB, em 62, e reeleito pelo MDB, em 66. Foi cassado pelo AI-5, junto com outros parlamentares emedebistas como forma de impedir que o partido assumisse o governo do Estado. Iniciou, de forma mais atuante na vida política como assessor direto de Alberto Pasqualini, um dos principais ideólogos do trabalhismo no Estado. Foi secretário-geral do MDB gaúcho, jornalista - editou o jornal À Época - subsecretário de Educação no governo Brizola e, por sua destacada participação no episódio da Legalidade, recebeu a Medalha Negrinho do Pastoreio, por parte do governo do Estado, em 29 de agosto de 2001.

08/08/2002


Artigos Relacionados


Autoridades e amigos se despedem de Brusa Neto

Morre ex-deputado Brusa Neto

Sartori faz homenagem a Brusa Neto

SESSÃO PLENÁRIA/Paulo Odone presta homenagem a sindicalista e a Brusa Neto

Populares prestam sua última homenagem a Covas

Moradores de Santos prestam última homenagem a Covas