Sartori faz homenagem a Brusa Neto
Sartori, que tinha no deputado falecido “um amigo pessoal, e mais que isto, um conselheiro”, lembrou Brusa como uma figura singular da política riograndense, nascido em 28 de fevereiro de 1914 em Caxias do Sul. “Brusa Netto fez escola na luta contra o nazifascismo e pela construção da democracia. Filho de colonos, foi fundador do Sindicato dos Comerciários de Caxias, fundador e membro da Federação dos Jornalistas e, sobretudo, alguém que deu uma colaboração importante para a construção de novas idéias e de um novo modelo de sociedade”, assinalou.
O líder do PMDB destacou ainda a humildade de Brusa Netto, que ao ser cassado pelo regime militar em 1969, no seu segundo mandato como deputado estadual, enviou correspondência aos seus eleitores pedindo desculpas por não poder completar o período para o qual fora eleito e afirmando que um dia a justiça seria feita. “E isto aconteceu, quando ele recebeu o título de Deputado Emérito da Assembléia Legislativa”, recor-dou Sartori.
O deputado homenageou também a esposa de Brusa, Dona Odete, sua filha Anita Maria, seus netos e bisnetos, e concluiu enfatizando que “ele manteve até o fim de sua vida a mesma rebeldia juvenil e a firmeza de posições que o fizeram ser admirado por políticos de todos os partidos”.
08/13/2002
Artigos Relacionados
Autoridades prestam a última homenagem ao ex-deputado Brusa Neto
SESSÃO PLENÁRIA/Paulo Odone presta homenagem a sindicalista e a Brusa Neto
Morre ex-deputado Brusa Neto
Autoridades e amigos se despedem de Brusa Neto
Sartori faz homenagem a Bruno Segalla
Aprovada homenagem a José Bernardes Neto