Autorizadas escolas técnicas no Tocantins e em Rondônia



O município de Caseara, no estado do Tocantins, deverá sediar a Escola Técnica Federal de Turismo do Araguaia, de acordo com projeto que autoriza o Poder Executivo a criar a instituição de ensino, aprovado nesta terça-feira (6) pela Comissão de Educação (CE). Autora da proposta (PLS 233/07), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) destacou a importância estratégica da iniciativa para o desenvolvimento da região.

- A criação da Escola Técnica Federal do Araguaia vai favorecer a profissionalização de jovens e incentivar o turismo sustentável, beneficiando tanto as famílias ribeirinhas como as populações indígenas que vivem na área - ressaltou a senadora.

A proposta, que recebeu a aprovação do relator, senador Gilvam Borges (PMDB-AP), prevê como prioridades da escola técnica o estudo da diversidade cultural da região, o incentivo à prática dos esportes náuticos no Rio Araguaia e o uso sustentável de suas praias, entre outras.

Também foi autorizada a criação da Escola Técnica Federal de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, conforme projeto (PLS 252/07) do senador Expedito Júnior (PR-RO), com voto favorável do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) aprovado na comissão.

Homenagens

Os senadores da CE aprovaram ainda o PLC 50/07, que institui o Dia Nacional do Agente Marítimo, a ser comemorado em 23 de junho em todo o país. Em seu voto favorável, o relator da matéria na comissão, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), considerou justa a homenagem à categoria, "que desempenha papel fundamental no atendimento aos navios em cada porto".

A comissão também acolheu proposta (PLS 99/07) de Mário Couto (PSDB-PA), que institui o dia 29 de junho como Dia do Pescador Amador. A matéria recebeu parecer favorável do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Esporte radical

Também foi aprovado pelo colegiado requerimento apresentado pelos senadores Raimundo Colombo (DEM-SC) e Wellington Salgado (PMDB-MG) propondo a realização de audiência pública sobre a prática de esportes radicais ou de aventura. O debate tem por objetivo instruir a votação do PLS 403/05, de autoria de Efraim Morais (DEM-PB), que regulamenta esse tipo de esporte. Em discussão na CE, Wellington Salgado destacou a importância da audiência, que deve discutir aspectos como a certificação de material usado em esportes radicais, de forma a assegurar maior segurança aos praticantes.

A Comissão de Educação realizará ainda uma audiência pública com representantes das três escolas melhor classificadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme requerimento acolhido na CE, de autoria do senador Mão Santa (PMDB-PI).



06/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH aprova projeto que garante vaga nas escolas técnicas aos alunos de escolas públicas

Comissão limita ingresso em escolas a pessoas autorizadas

Surgimento das escolas técnicas

CE aprova criação de escolas técnicas no DF

Escolas Técnicas são destaque no Enem 2011

CE vota criação de escolas técnicas federais