Aventura e religião caminham juntas em São Pedro



Famosa por abrigar igreja com relíquia de Santo Antônio, cidade é ótima para voos de asa-delta e parapente

Localizada na encosta da Serra do Itaqueri, São Pedro é um ótimo local para recarregar as energias e curtir as belezas da cidade. O município fica a 192 Km de São Paulo e atrai turistas que gostam de trilhas e esportes de aventura como rappel, arborismo, voos de asa-delta e parapente. 

Considerado cartão postal de São Pedro, o Parque Aureliano Esteves, mais conhecido como Parque do Cristo, propicia o melhor mirante da cidade. Do alto é possível tirar belas fotos e enxergar cidades como Piracicaba e Rio Claro no horizonte.

No Parque Turístico Maria Angélica, o turista pode dar um passeio bem tranquilo pela grande área verde. Lá, ainda é possível aproveitar os pedalinhos que ficam no lago central e também a Feira de Artes e Artesanatos que acontece nos fins de semana.

Já o Museu Gustavo Teixeira, instalado no antigo prédio do Grupo Escolar de São Pedro, reúne um acervo histórico da cidade e ao mesmo tempo funciona como um centro de atividades culturais. O local leva o nome do poeta são-pedrense, falecido em 1937 poucos meses depois de ter sido eleito para a Academia Paulista de Letras.

A religiosidade é um ponto muito presente em São Pedro, um exemplo é a Igreja de Santo Antônio. Localizada na parte alta da cidade, a construção é conhecida por guardar uma das três relíquias de Santo Antônio e um pedaço de sua pele. Já a Igreja Matriz de São Pedro chama bastante a atenção por abrigar uma réplica autêntica de Nossa Senhora Aparecida.

Na parte gastronômica, a cidade traz como destaque pratos como leitão a pururuca, costelinha de porco e frango caipira. Outra guloseima que os turistas não podem deixar de experimentar, em São Pedro, é o doce de Jaracatiá, fruta típica da região.

Festa de São Pedro

A Festa de São Pedro e São Sebastião é considerada uma das mais tradicionais da cidade. Neste ano, a 121º edição deve reunir cerca de 40 mil pessoas nos dias 29 e 30 de junho e 1º, 7 e 8 de julho, no largo da Igreja Matriz.

Nesta sexta, 29, feriado municipal, dia do padroeiro da cidade, às 9h haverá Missa Solene, seguida de procissão, bênção do “Bolo de São Pedro” e quermesse. Às 13h, a festa contará com uma atração especial: o violeiro Mazinho Quevedo, que se apresentará na Praça da Matriz. Clique aqui e confira a programação completa.

Do Portal do Governo do Estado

 



06/28/2012


Artigos Relacionados


HC sedia lançamento de livro sobre medicina e religião

Debatedores pedem rejeição de projeto de lei que regula religião

Magno Malta critica uso da religião na campanha eleitoral

Rouanet aposta em papel positivo da religião no equilíbrio democrático

Opositores consideram que projeto restringe liberdades de expressão e de religião

CAE e CCJ vão examinar juntas projeto de Lei das S/A