Azeredo anuncia projeto que institui Dia Nacional do Pesquisador



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) anunciou, durante homenagem do Senado Federal ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, nesta quarta-feira (8), a apresentação de projeto de lei instituindo o dia 8 de julho como Dia Nacional do Pesquisador. Justificou a medida tendo em vista que a última década, conhecida como a Era do Conhecimento, teve seu dinamismo vinculado aos avanços da ciência e ao progresso tecnológico das nações. O parlamentar explicou ainda que a data coincide com a fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948.

Azeredo afirmou que a ciência se associa à paz por seus pressupostos de cooperação e da troca de conhecimentos, bem como se associa ao desenvolvimento na medida em que o desenvolvimento científico é "um dos mais poderosos motores da ação social".

Indagando se o Brasil estaria no rumo ideal para atingir o desenvolvimento econômico e social pleno e se estaria investindo de modo adequado em ciência, pesquisa e educação de qualidade, Azeredo disse que, infelizmente, a resposta a esses questionamentos é negativa. Sem desmerecer as iniciativas do meio cientifico nacional, Azeredodisse que as críticas se referem ao volume e à qualidade dos investimentos no setor, que considera inferiores às necessidades do país.

Azeredo elogiou iniciativas como os investimentos em biodiesel, álcool combustível e avanços no agronegócio graças as pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Por outro lado, citando informação publicada na revista Veja, disse ter havido um decréscimo no registro de patentes, entre 2000 e 2004, de 20.800 para 18.700.

O parlamentar chamou a atenção, ainda, para a pouca interação entre Estado, universidades e indústria, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos onde 90% dos engenheiros e cientistas estão vinculados à iniciativa privada.

Azeredo lembrou os baixos índices alcançados pelos estudantes brasileiros em sua capacidade de leitura e de raciocínio matemático, o que dificulta, na sua avaliação, pesquisa e produção científicas robustas, e pediu aos governos federal, estadual e municipal que somem esforços em compromisso com a educação e a ciência que, no seu entender, "andam juntas".



08/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo quer criar Dia Nacional do Pesquisador

Projeto que institui PPPs não é o único caminho, afirma Azeredo

PROJETO DE SIMON INSTITUI ANO NACIONAL DO ADOLESCENTE

PROJETO DE BENEDITA INSTITUI O DIA NACIONAL NA CONSCIÊNCIA

Projeto institui Ano Nacional Machado de Assis

Projeto de Sarney institui Política Nacional do Livro