Azeredo critica a execução orçamentária no governo Lula



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) criticou, nesta segunda-feira (10), a execução orçamentária no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente nas área da educação, saúde e segurança pública. Segundo Azeredo, com o contingenciamento da área de segurança pública será difícil aplicar medidas de contenção da violência no país.

- Ainda que se faça a ressalva de a aprovação do orçamento ter sido tardia, não justifica desembolso tão pequeno - protestou o parlamentar mineiro.

O senador criticou ainda a não-liberação de emendas de parlamentares da oposição que, conforme afirmou, prejudicaram muitos municípios brasileiros. Para Azeredo o contingenciamento de recursos do orçamento não faz sentido na medida em que atualmente já é possível prever a receita orçamentária, mês a mês, do ano seguinte.

Azeredo lembrou, a propósito, a votação, nesta terça (11) ou quarta-feira (12), no Plenário do Senado, da Proposta de Emenda Constituição que torna o orçamento impositivo.

Eduardo Azeredo informou que a Polícia Federal reconheceu que a chamada "Lista de Furnas", que acusa diversos parlamentares de envolvimento com desvio de recursos da estatal, inclusive ele próprio senador, teria sido forjada.

Azeredo lamentou ainda a morte do ex-deputado federal e ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, ocorrida na última quinta-feira (6), aos 54 anos, em Cuiabá, vítima de infecção generalizada causada por problemas pulmonares e diabetes.

- Dante estava animado e feliz; pronto para voltar à vida pública - lembrou o senador.

Azeredo disse ainda que Dante de Oliveira honrou seu mandato parlamentar, foi um grande democrata e uma "companhia permanente" nas discussões de diversas propostas do PSDB, inclusive quando era governador.

10/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM pede CPI para investigar execução orçamentária do governo Lula

Azeredo cobra a execução orçamentária de 2004

Eduardo Azeredo critica política externa do governo Lula

Rodrigo Maia critica baixa execução orçamentária na prevenção a desastres

Cyro Miranda critica baixa execução orçamentária no setor de transportes

Azeredo analisa desempenho da diplomacia brasileira em 2009 e critica política externa do governo Lula