Eduardo Azeredo critica política externa do governo Lula



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (17), vertentes da política externa do Itamaraty. Na avaliação do parlamentar, o apoio dado pelo governo brasileiro, por exemplo, ao Irã "contamina a imparcialidade que deveríamos ostentar ao nos oferecermos como mediadores para o conflito entre palestinos e israelenses".

- O Brasil peca ao oferecer um cheque em branco ao Irã, colocando-se em posição diametralmente oposta à comunidade internacional, inclusive diante da Rússia e da França, país com o qual firmamos uma parceria estratégica - disse Azeredo, acrescentando que tal posição do governo Lula traz riscos ao programa nuclear brasileiro.

Para Azeredo, a diplomacia brasileira não fez a escolha correta no episódio do golpe de estado em Honduras, onde, segundo o senador, o governo errou ao insistir em apoiar o ex-presidente Manuel Zelaya, abrigando-o na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, mesmo depois da derrota de seus partidários em eleições livres. A falha fundamental do governo neste caso, segundo Azeredo, foi não ter valorizado adequadamente a escolha democrática da população feita através do voto.



17/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo analisa desempenho da diplomacia brasileira em 2009 e critica política externa do governo Lula

Eduardo Azeredo critica Lula por desconsiderar contribuições de governos passados

Eduardo Azeredo diz que ausência de estratégia atrapalha o governo Lula

Governo Lula se afasta de suas promessas, afirma Eduardo Azeredo

Fátima Cleide aplaude política externa do governo Lula

José Jorge condena política externa do governo Lula