Azeredo lembra papel dos mineiros na construção de Brasília



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ressaltou nesta terça-feira (22) o papel desempenhado pelas pessoas nascidas em Minas Gerais na construção da nova capital do país, Brasília, inaugurada há 43 anos. Ele citou particularmente o autor da idéia da construção, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o engenheiro Israel Pinheiro e também seu pai, Renato Azeredo, amigo e colaborador de JK.

Ele contou que ainda jovem, ao visitar Brasília, vislumbrou o futuro que estava reservado à cidade. Segundo Azeredo, em pouco mais de quatro décadas, a capital concretizou a profecia imortalizada na frase que Juscelino pronunciou em 2 de outubro de 1956: -Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino-.

- A profecia se cumpriu, o país cumpre o seu grande destino - afirmou o senador, rendendo ainda homenagens aos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa e a todos os candangos, como -coadjuvantes da grande epopéia da construção de Brasília-.



22/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo lembra papel da mulher na construção dos valores morais

Azeredo comemora liberação do ICMS cultural para 649 municípios mineiros

Azeredo comemora concessão de Prêmio Internacional de Alimentação a dois mineiros

Azeredo reclama da exclusão de municípios mineiros no projeto que recria a Sudene, aprovado pela Câmara

Azeredo ressalta papel do Exército na defesa da soberania amazônica

Eduardo Azeredo pede que ferrovia Pirapora-Unaí saia do papel