Azeredo protesta e pede informações sobre operação da Polícia Federal em 'O Tempo'
Operação da Polícia Federal em cumprimento a mandado de busca e apreensão na editora do jornal O Tempo, de Contagem, Minas Gerais, motivou protestos em Plenário e apresentação de requerimento de informações pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Segundo o parlamentar, a ação policial foi “truculenta, autoritária e desnecessária” e tinha como objetivo apreender exemplares de um tablóide intitulado Betim em Dia, que conteria propaganda eleitoral irregular e seria publicado pela empresa.
No requerimento, dirigido ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o senador tucano pede explicações para o uso de “grande número de policiais e de armas de grande calibre” na operação e para o fato de ter sido dada voz de prisão ao editor-geral de O Tempo, Almerindo Camilo, que também foi algemado, e ao diretor-executivo do jornal, Teodomiro Braga, por protestarem e questionarem aspectos da operação.
- É um episódio lamentável, por se mostrar arbitrário, truculento e sem dúvida um atentado à liberdade de imprensa, isto num momento sensível, que é o das eleições municipais – declarou Azeredo. Ainda de acordo com o parlamentar, o mandado expedido pela Justiça Eleitoral em Betim decorreu de representação do Partido dos Trabalhadores (PT), que acusava a empresa de publicar propaganda eleitoral irregular no tablóide Betim em Dia. A denúncia do partido não foi confirmada na busca realizada pela PF em O Tempo.
08/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fazenda: Secretaria solicita informações à Polícia Federal sobre operação em importadoras de veículo
CPI pede informações de operação da Polícia Civil do DF
Polícia Federal solicita informações sobre banco de itens do Enem
Azeredo pede informações sobre medidas adotadas para corrigir distorções no Reforsus
Polícia Federal divulga nota sobre execução de operação nas dependências do Senado
Receita Federal e Polícia Federal realizam Operação Heráclidas