Polícia Federal solicita informações sobre banco de itens do Enem
A Polícia Federal (PF) solicitou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informações sobre a quantidade de questões que formam o banco de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quantas foram pré-testadas e em que ano. A polícia também pediu que sejam apresentados todos os cadernos de prova do pré-teste aplicado em 2010. O pedido foi feito após solicitação do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) para que a PF aprofunde as investigações sobre o vazamento de questões do último Enem.
Alunos de um colégio de Fortaleza (CE) tiveram acesso antecipado a 14 questões que foram cobradas na prova de outubro por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem. A PF concluiu, depois de dois meses de investigação, que os itens vazaram da fase de pré-tese da qual a escola cearense participou, em 2010. A polícia pediu o indiciamento de um professor e um funcionário do colégio por envolvimento no caso, mas segundo o MPF os elementos apresentados no inquérito são insuficientes para que a denúncia seja aceita.
A prova do Enem é composta por questões que integram um banco de itens do Inep. Antes de entrar para esse banco, cada questão passa por um pré-teste, que avalia se o item é válido e qual é o grau de dificuldade. Os alunos que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responder ao caderno de questões, devolvem o material que deve ser incinerado.
Fonte:
Agência Brasil
25/01/2012 20:51
Artigos Relacionados
Fazenda: Secretaria solicita informações à Polícia Federal sobre operação em importadoras de veículo
Jucá solicita informações sobre Eduardo Jorge à Procuradoria, ao Banco Central e à Receita Federal
Papaléo solicita informações ao Ministério da Educação sobre papel do Enem
Azeredo protesta e pede informações sobre operação da Polícia Federal em 'O Tempo'
Inep diz que Polícia Federal vai supervisionar novo esquema de segurança do Enem
Polícia Federal indicia funcionários do Colégio Christus por vazamento de questões do Enem