Azeredo quer definição sobre asilo a Zelaya



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) registrou nesta quinta-feira (22) que se completaram 30 dias de ocupação da embaixada brasileira em Tegucigalpa pelo presidente deposto de Honduras, Manoel Zelaya, e disse que o Brasil não pode aceitar que a representação do país seja usada politicamente.

- A embaixada chegou a ter trezentas pessoas lá dentro. Esse número foi diminuindo, mas estacionou em algo em torno de cinqüenta. Reportagens mostradas na televisão brasileira, de alguma maneira, constrangeram a todos nós, porque mostraram que os bens brasileiros, os dados brasileiros, estavam confinados atrás de uma porta e o Presidente Zelaya, instalado na sala do embaixador - afirmou.

Na avaliação de Azeredo, o abrigo se transformou numa situação de fato, vai se estendendo e o Itamaraty deveria, pela tradição diplomática, conceder asilo a Zelaya no Brasil. O senador observou que o 'abrigo' não é uma figura claramente definida juridicamente.

- São 30 dias em que o Brasil não tem a embaixada em suas mãos. Ela está nas mãos do presidente Zelaya e sua equipe. O nosso embaixador em Honduras está aqui no Rio de Janeiro, já que o Brasil retirou o embaixador de lá, não rompeu relações, mas retirou-o. Ele já está indicado para um novo posto, aprovado aqui pelo Senado já há dois, três meses, e vai assumir uma das embaixadas dos micro-países, Antigua e Barbuda, e nós continuamos sem uma definição - alertou.

Para Azeredo, o governo Lula deveria se preocupar com o Paraguai, que é sabidamente um fornecedor de armas contrabandeadas para as milícias e traficantes de drogas instalados nas favelas cariocas. Ele ressaltou a relação entre Lula e o presidente paraguaio, o ex-bispo da Igreja Católica Fernando Lugo, como um fator de pressão para que aquele país se dedique com mais firmeza ao combate ao contrabando.

- Todo respeito, toda colaboração com o Paraguai, mas é hora de o governo brasileiro usar essa amizade com o presidente Lugo para acabar com esse tipo de atuação - sugeriu.



22/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo pede redução de número de partidários de Zelaya em embaixada

Azeredo defende saída de apoiadores de Zelaya de embaixada brasileira

Suplicy quer que definição sobre juros leve em conta o impacto sobre emprego

Bancada quer definição sobre chapa proporcional

HELOÍSA QUER DEFINIÇÃO SOBRE CASO EDUARDO JORGE

Walter Pinheiro quer definição rápida sobre a análise dos vetos presidenciais pelo Congresso