HELOÍSA QUER DEFINIÇÃO SOBRE CASO EDUARDO JORGE



A líder do Bloco Oposição, senadora Heloísa Helena (PT-AL), pediu à Mesa do Senado, nesta quarta-feira (dia 1º), providências contra a recusa do governo em responder os requerimentos de informação e de quebra de sigilo bancário e fiscal de pessoas relacionadas com o ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira.

Heloísa disse que a Oposição quer saber se a Mesa Diretora irá manter a decisão de encaminhar os requerimentos diretamente ao Executivo, ou se aceitará a alegação do governo de que os pedidos precisariam antes da aprovação do Plenário. Segundo justificativas fornecidas pelos ministros, os pedidos não podem ser respondidos porque dependem de autorização judicial.

A senadora contestou esta interpretação, lembrando que a decisão da Mesa conta com o respaldo de artigos constitucionais e do Regimento Interno, além de parecer do senador Bernardo Cabral (PFL-AM) já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. No documento, Cabral diz que "o pedido de requerimento do senador é um ato indisputável, irrestringível e inquestionável, no âmbito do direito do parlamentar de fiscalizar os atos do Poder Executivo".

Heloisa advertiu que as alegações do governo vão obrigar o Senado a pedir o enquadramento das autoridades governamentais em crime de responsabilidade por sonegação de informações, como prevê o artigo 50 da Constituição Federal.

- De uma maneira ou de outra, os requerimentos terão que ser respondidos. Se a Mesa entender que deve submeter ao Plenário, que assim o faça - disse a senadora.

Em apoio ao pedido de Heloísa, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que tem certeza da aprovação dos requerimentos pelo Plenário, acrescentando que cabe à Mesa "defender as prerrogativas do Senado Federal". Também o senador Roberto Requião (PMDB-PR) apoiou o discurso da senadora afirmando, no entanto, que a melhor solução seria a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso Eduardo Jorge.

01/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votação de requerimentos sobre o caso Eduardo Jorge depende de recurso

GERALDO MELO FAZ AMANHÃ UM PRONUNCIAMENTO SOBRE CASO EDUARDO JORGE

José Jorge quer explicações de advogado sobre caso Francenildo

HELOÍSA HELENA APONTA CONTRADIÇÕES DE EDUARDO JORGE

CFC arquiva requerimento do caso Eduardo Jorge

ACM DIZ QUE PRESSÃO POR CPI NO CASO EDUARDO JORGE É DEMAGOGIA