Azeredo ressalta crescimento da importância da internet para informação de eleitores
Ao comentar recente pesquisa divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições de 2010, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ressaltou que a internet ficou na terceira colocação entre as mídias mais usadas pelos eleitores brasileiros para se informarem e decidirem em que candidatos votar.
De acordo com a pesquisa TSE/Sensus, informou o senador, a televisão continua sendo o meio de informação eleitoral da maioria dos entrevistados (56%), sendo que 18,4% disseram preferir conversas com amigos, colegas de trabalho e familiares, ficando a internet na preferência de 10% dos pesquisados. Jornais impressos, rádio e outros meios ficaram atrás da internet nessa pesquisa, acrescentou Azeredo.
Para ele, o crescimento da importância da internet nas eleições se deveu, entre outros fatores, à aprovação da minirreforma eleitoral pelo Congresso Nacional em setembro de 2009, que ampliou o uso da internet como ferramenta de campanha eleitoral.
O senador lamentou, no entanto, que o anonimato na internet tenha levado a abusos como a calúnia e a difamação. Isso ocorre, assinalou o senador, porque a legislação ainda é insuficiente para punir aqueles que fazem mau uso da internet.
- Precisamos de um arcabouço legal que inclua os crimes cibernéticos e que seja capaz de punir os criminosos que estão fazendo mau uso da internet e de outros meios tecnológicos de comunicação porque o crime virtual é mais fácil, mais rentável e oferece menores riscos potenciais - disse.
Azeredo lembrou que, em julho de 2008, o Senado Federal aprovou projeto criando punições para crimes cibernéticos. A proposta, que já tramita no Congresso Nacional há mais de uma década, está parada na Câmara dos Deputados há dois anos, esperando a apreciação dos deputados federais. O senador fez um apelo aos colegas deputados para que sejam mais céleres na análise da matéria.
América mineiro
Azeredo aproveitou para apresentar requerimento pedindo voto de aplauso ao América Futebol Clube de Minas Gerais que, ao ficar na quarta colocação do Campeonato Brasileiro de Futebol 2010 da Série B, conseguiu subir para a primeira divisão do futebol nacional (Série A).
Sediado em Belo Horizonte, informou o senador, o América mineiro tem 98 anos de existência.
- Meus cumprimentos aos jogadores do América, diretoria e torcedores, entre os quais eu me incluo - disse Azeredo.
30/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo ressalta importância da abertura do mercado de resseguros para o setor de seguros no Brasil
Azeredo ressalta importância de obras de infra-estrutura até para enfrentar a crise financeira
Azeredo ressalta apoio de Congresso para participação de Brasil nas Olimpíadas
Audiências públicas conscientizam eleitores sobre importância do voto
Pavan ressalta importância do PIC para o Estado
Alckmin ressalta importância do empreendedorismo para o país