Azeredo ressalta importância da abertura do mercado de resseguros para o setor de seguros no Brasil



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi o primeiro a discursar durante a homenagem prestada pelo Senado, nesta quarta-feira (6), à abertura do mercado de resseguros no Brasil, concretizada há pouco mais de um ano. A homenagem foi requerida por Azeredo, que destacou a importância do fato para o setor de seguros no país. Ele explicou que o chamado resseguro nada mais é que um "seguro do seguro", ou seja, quando a operação de seguro envolve importâncias ou riscos elevados, a seguradora repassa às resseguradoras parte da responsabilidade e parte dos lucros.

Azeredo lembrou que o mercado de resseguros brasileiro ficou sob monopólio estatal por quase 70 anos (1939 a 2007), por meio do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil), que continua operando com destaque no país. Em abril de 2008, entraram em vigor a Lei Complementar 126/07, aprovada pelo Congresso Nacional, e a Resolução 168/07, da Superintendência de Seguros Privados (Susep) do Ministério da Fazenda, "que permitiram à iniciativa privada atuar no mercado de resseguros".

- O novo marco legal operou uma dupla realização: ao mesmo tempo em que incorporou o Brasil ao mercado mundial de riscos protegidos por seguro, impôs a livre e necessária concorrência no mercado interno, alcançando resultados positivos, seja quanto a preços, seja quanto à qualidade de produtos e serviços. A abertura do mercado de resseguros representa um forte instrumento para acelerar o crescimento da proteção à vida, à saúde e ao patrimônio dos brasileiros - afirmou Azeredo.

O senador disse ainda que a abertura do mercado de resseguros propicia a geração de empregos e renda, mais segurança para operações de seguro importantes para o país - como de grandes obras de infraestrutura - e fortalece o setor nacional de seguros.



06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado comemora um ano da abertura do mercado de resseguros no Brasil

Senadores comemoram um ano de abertura de mercado de resseguros no Brasil

Senado comemora primeiro ano de abertura do Mercado de Resseguros do Brasil

Senado celebra primeiro ano de abertura do Mercado de Resseguros do Brasil

Abertura do Mercado de Resseguros - já implementada

Dornelles diz que abertura do mercado de resseguros modernizou economia